Secretaria da Cultura
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire

Índia Vanuire
SOBRE O MUSEU

Fundado em 1966, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura administrado em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), com sede em Brodowski. O primeiro museu de Tupã reúne aproximadamente 38 mil peças de acervo indígena e histórico. A coleção etnográfica representa diferentes comunidades indígenas brasileiras, dos caiapó aos yanomâmi – incluindo os kaingang e krenac, povo que ainda hoje habita a região de Tupã. No acervo estão instrumentos de caça, trabalho, uso doméstico e de outras atividades cotidianas que, em conjunto com arte plumária, cerâmica e objetos rituais, formam uma das mais importantes coleções do gênero do Brasil.

De projeto arquitetônico moderno, em concreto armado, o imóvel foi construído em 1980 pelo fundador da cidade, Luiz de Souza Leão, com a finalidade de abrigar o museu. Além da área de exposições e reserva técnica, o local possui um auditório.

A patronesse

Considerada a grande pacificadora dos conflitos entre brancos e índios kaingang do oeste paulista, a índia kaingang Vanuíre, segundo estudiosos, teria vindo do Paraná, mas por falta de documentos históricos não se pode afirmar com exatidão onde e quando ela nasceu.

Conta a lenda que, cansada de ver a dizimação de seu povo, Vanuíre costumava subir em um tronco de jequitibá de dez metros de altura, onde permanecia do nascer do dia ao cair da tarde, entoando canções em favor da paz. Em 19 de março de 1912, Vanuíre vivenciou o resultado de seus esforços em favor da pacificação. Dez guerreiros kaingang se apresentaram no acampamento branco em sinal de paz. A índia, não contendo a emoção, marchou ao encontro deles e disse que seriam recebidos como irmãos. Vanuíre faleceu em 1918 na aldeia kaingang de Icatu, na cidade de Braúna, região de Tupã, onde teria passado seus últimos dias.


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire
Rua Coroados, 521 - centro - Tupã - SP - CEP: 17.600-010
Fone: (14) 3491-2202 contato@museuindiavanuire.org.br
Consulte aqui o mapa de localização

Ouvidoria:
Rua Mauá, 51- 3º andar sala, 308 Luz - SP CEP: 01028-900 Fone: (11) 2627-8054 Fax: (11) 3222-6971
E-mail: ouvidoria@cultura.sp.gov.br
Site: Secretaria de Estado da Cultura

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire
iníciosobre o museudiretoriaatividades e exposiçõesgaleria de imagenscontatotrabalhe conosco site: jardim
secretaria da cultura sp