• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Bauru (SP) recebe exposição temporária do Museu Índia Vanuíre

Produzida em parceria com o MAE/USP e itinerada pelo SISEM-SP, mostra reúne imagens do cotidiano de crianças feitas pelo etnógrafo e fotógrafo Harald Schultz

A partir do dia 5 de novembro (terça-feira), Bauru (SP) recebe a exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”. A mostra chega à cidade pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã (SP), a ACAM Portinari e a prefeitura.

Exposta no Museu Ferroviário Regional de Bauru, a montagem reúne fotografias tiradas em expedições durante quase 30 anos, de 1909 a 1966, pelo antropólogo Harald Schultz. O material registra vários grupos indígenas e aspectos de seus cotidianos, como o universo mágico-religioso, a cosmologia, medicina e alimentação, entre outros.

Formada por imagens selecionadas a partir de uma coleção de mais de 1.100 slides do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), a mostra tem como objetivo apresentar os hábitos de crianças de 12 etnias indígenas.

Com entrada gratuita, a exposição pode ser vista até 15 de dezembro, às terças e quintas, das 12h às 17h30, e às quartas, sextas, sábados e domingos, das 8h às 13h. O Museu Ferroviário Regional de Bauru está localizado na Rua 1º de Agosto, s/nº, no Centro. Mais informações pelo telefone (14) 3232-1552.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), oMuseu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da Secretaria de Estado da Cultura, foi fundado em 1966 sendo instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo. O acervo reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. Desde 2008, a gestão do museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski (SP), em parceria com o Governo do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

 Serviço:

“Harald Schultz – Olhar Antropológico” em Bauru
Período:
 5/11 a 15/12/2013
Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru (Rua 1º de Agosto, s/nº – centro – Bauru/SP)
Horário:  terças e quintas, das 12h às 17h30, e às quartas, sextas, sábados e domingos, das 8h às 13h
Informações: (14) 3232-1552
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*