Começa dia 22 de abril a 42ª Semana do Índio de Tupã

Publicado em: 16 de abril de 2014

Na próxima terça-feira, 22 de abril, o Museu Índia Vanuíre instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a ACAM Portinari, dá início a 42ª Semana do Índio de Tupã. A programação, que tem a parceria da Prefeitura de Tupã, oferece a oportunidade de contato real entre a cultura indígena e não indígena, com a intenção de aproximar as comunidades e acrescentar conhecimento sobre como é o cotidiano e as trocas de saberes nas terras indígenas da região. A abertura acontece tradicionalmente no mausoléu da índia Vanuíre, às 9h30.

Em seguida, na Praça da Bandeira, é iniciada a mostra “Dois Povos, Uma Luta”, produzida pela escola indígena Índia Maria Rosa, da terra indígena (T.I.) Icatu, em Braúna. A exposição, que pela primeira vez é exibida fora da T.I. Icatu, tem como objetivo mostrar a história, a luta e as conquistas, e que no local há uma comunidade, com dois povos e duas culturas diferentes na língua, na alimentação, nos costumes, no casamento, no fazer da cerâmica, entre outras coisas: os Terena e os Kaingang.

No museu, estará em cartaz a exposição “Kanhgág Arte, Cultura Material e Imaterial”. No local, poderão ser vistos artefatos confeccionados pelos índios Kaingang das terras indígenas de Nonoai e de Iraí, no Rio Grande do Sul. O acervo conta com cerca de 100 peças, como cestarias e adornos, e através de fotografias, o público poderá saber mais sobre sua cultura, sobre os artefatos produzidos, o grafismo, a pintura corporal, suas manifestações étnico culturais, seus eventos importantes e o cotidiano do povo Kanhgág.

A programação da 42ª Semana do Índio ainda inclui ainda oficinas culturais e uma Feira de Artesanato e Culinária na Praça da Bandeira, de 24 a 26 de abril, com pratos típicos, artesanato e apresentações de música e danças.

A programação completa da 42ª Semana do Índio está disponível no site www.museuindiavanuire.org.br. O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, no Centro. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou nas páginas do museu nas redes sociais Facebook e Twitter.

SERVIÇO:
42ª Semana do Índio de Tupã
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP) e Praça da Bandeira
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014