• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Confira a Programação: Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

SEMANA TUPÃ EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
De 8 a 11/8/2012

Em agosto, o Museu Índia Vanuíre realiza a Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/8). A programação, em rememoração aos100 Anos da “Pacificação” dos Kaingang no Oeste de São Paulo, irá ampliar reflexões sobre as questões indígenas na atualidade, assim como aproximar o cidadão de Tupã e de outros municípios aspectos da cultura indígena, em particular daqueles que vivem nas terras indígenas Vanuíre e Icatu com os Kaingang, os Krenak e Terena.

Projeto Museu e Escola Indígena

Data: 8/8/2012

Os pesquisadores Josué Carvalho (do Observatório de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais) e Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos (MAE/USP) irão participar do projeto “Museu Escola Indígena”.

MESAS DE DEBATES

“Museu: Processos de Musealização e Participação Indígena”

Data: 9/8/2012

Participarão do debate Márcia Lika Hattori e Louise Alfonso (Museu Histórico e Arqueológico de Lins) e Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen (Museu das Culturas Dom Bosco, Campo Grande, MS).

“Museu e Exposição: o Indígena e as Narrativas”

Data: 10/8/2012

A mesa redonda terá como convidados Viviane Wermelinger Guimarães (Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina) e Paulo Henrique Martinez (UNESP/Assis).

OFICINA

“Musealização Participativa em Gestão de Museus”

Data: 10/8/2012

A oficina será realizada por Márcia Lika Hattori e Louise Alfonso (Museu Histórico e Arqueológico de Lins).

FEIRA DE ARTESANATO E CULINÁRIA

Data: 10 e 11/8/2012

Na Feira de Artesanato e Culinária Kaingang e Krenak, o público terá contato com itens criados pelos índios da Terra Indígena Vanuíre e Icatu.

EXPOSIÇÃO

“Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre – Oficinas de Alimentação”

Data: 10 e 11/8/2012

A exposição apresenta fotografias e trabalhos confeccionados pelas crianças da Escola Indígena Vanuíre, desenvolvidos durante o projeto “Museu Escola Indígena”.

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Data: 11/8/2012

Na data, a população tupãense poderá conferir uma apresentação de músicas do projeto KainKre (Kaingang e Krenak), que tem a orientação da professora indígena Lidiane Damaceno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*