Conservação nos museus da terra indígena Vanuíre

Publicado em: 14 de setembro de 2018

O surgimento dos museus indígenas no oeste paulista é recente e é um movimento de autorrepresentação e manutenção da cultura dos povos da região. Esse processo demonstra os conhecimentos museológicos desses grupos, misturados com o modo de expressão de cada povo. O Museu Índia Vanuíre tem acompanhado e apoiado esse processo de fortalecimento da cultura nas terras indígenas locais, entre elas a T.I. Vanuíre.

Com a implantação da estrutura física desses equipamentos, surgiram alguns problemas de conservação estrutural. Durante o VII Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus foram apontadas as situações que os museus indígenas da terra indígena Vanuíre estão enfrentando. As duas instituições existentes no local, Akãm Oram Krenak (museu do povo Krenak) e Wowkriwig (museu do povo Kaingang), apontaram como um dos grandes problemas uma infestação no material que eles utilizam como parede nos museus. Buscando compreender o que poderia estar causando e quais as possíveis soluções, o Museu Índia Vanuíre propôs a realização de uma visita com um técnico especializado para averiguar esse problema.

No dia 16 de julho foi realizada a inspeção e identificado um ataque de pragas ao material (bambu) utilizado como parede nos museus. No caso dos dois espaços, a infestação nos bambus estava muito avançada e a recomendação do técnico foi a troca desse tipo de material por outro, pois para a utilização do bambu sem o risco de infestações seria necessário um tratamento intenso antes de instalá-lo, o que despenderia muito tempo. Os dois museus se propuseram a fazer a troca para evitar que a infestação migrasse para os materiais em exposição.

A equipe técnica de conservação do Museu Índia Vanuíre está sempre acompanhando as atualizações da área e, sendo assim, o processo de surgimento de museus dentro das terras indígenas, com o olhar de conservação. Considerando o ambiente em que os museus estão e as possibilidades a serem trabalhadas, a equipe busca diálogo com os representantes para apresentar possibilidades de trabalho nesse contexto, sempre levando em conta a sustentabilidade da ação e possiblidade de manutenção.