Curso de documentação com o Museu AkãmOrãmKrenak, da Terra Indígena Vanuíre

Publicado em: 1 de novembro de 2019

O Museu Índia Vanuíre desenvolve, constantemente,  trabalhos em parceria com os povos indígenas do Oeste Paulista e também apoia e acompanha o fortalecimento dessas culturas.  Nesse sentido, o Museu tem realizado cursos de capacitação com os museus indígenas da Terra Indígena Vanuíre com o intuito de fornecer conhecimentos técnicos e auxiliá-los nessa adequação dos processos museológicos dentro das terras indígenas.

Como já mencionado em uma de nossas notícias aqui no site, o Museu organizou cursos de conservação com os dois museus indígenas que existem na Terra Indígena Vanuíre.  Dando continuidade à temática de preservação das coleções, em 13 de agosto foi desenvolvido um curso de documentação com os responsáveis pelo Museu AkãmOrãmKrenak. Foram tratados temas como: numeração das peças, registro de informações em livro tombo e informações essenciais para registro de cada peça. Todo esse trabalho levou em consideração o tipo de abordagem que os responsáveis pelo Museu AkãmOrãmKrenak queriam ter com relação a essa questão.

O curso apresentou alguns aspectos básicos da documentação em museus e mostrou que as informações que devem ser coletadas sobre os objetos são aquelas que eles consideram pertinentes, pois a abordagem dos museus indígenas, com relação aos processos museológicos, é outra. É a partir do olhar do indígena sobre os museus tradicionais que os seus processos vão sendo criados. Assim, apresenta-se o dia a dia do Museu Índia Vanuíre e os museus indígenas reformulam isso para atender às demandas.

A proposta do Museu Índia Vanuíre é fortalecer os museus indígenas com informações técnicas que possam vir a ser úteis para eles. O equipamento espera que com o fortalecimento dos museus indígenas, venha o fortalecimento de suas culturas, bem como a visibilidade que eles precisam para lutarem pelos seus direitos enquanto povos originários.