Estado nomeia membros para comporem o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus

Publicado em: 5 de janeiro de 2015

Foi publicada em 20 de dezembro de 2014, no Diário Oficial, a Resolução SC 108/2014 assinada pelo secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo, que consiste na designação dos representantes da sociedade civil, bem como de representantes do poder público, que passam a integrar o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) para o próximo biênio.

Idealizado desde a criação do SISEM-SP em 1986, o Conselho foi efetivamente instituído em 2012, sendo composto por sete membros. Tendo sido encerrado o primeiro mandato, nos próximos dois anos, o COSISEM terá como integrantes: Renata Vieira Da Motta, como coordenadora da UPPM; Davidson Panis Kaseker, como diretor do GTC SISEM-SP, Cristiane Batista Santana, como diretora da GPPM/UPPM, Cecília de Lurdes Fernandes Machado, como representante do Curso Técnico de Museus Mantido pelo Centro Paula Souza (CEETEPS); Heloisa Maria Silveira Barbuy, como representante do corpo docente de curso superior de ensino; Claudia Maria Bassetto Jesuino e Maria de Lourdes Marszolek Bueno, como representantes de instituições museológicas eleitas no último Encontro Paulista de Museus, realizado em junho deste ano.

“A atuação do Conselho de Orientação do SISEM-SP – instância participativa que atua diretamente na discussão de premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico no Estado de São Paulo – distingue de modo singular o caráter participativo do processo de consolidação institucional do sistema estadual de museus”, observa o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

No contexto de estruturação de políticas públicas para o setor museológico, o COSISEM tem muito a contribuir neste próximo mandato, dando continuidade às discussões conceituais que determinarão os critérios de cadastramento e creditação dos museus paulistas.
Outras informações sobre o Conselho de Orientação e o SISEM-SP podem ser obtidas no site www.sisemsp.org.br ou no telefone (11)3339-8111.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: