Exposição autonarrativa do povo Krenak continua no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 15 de maio de 2019

Mostra traz objetos pessoais da tribo e adornos índigenas; participação é gratuita e aberta ao público

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, até o final de maio, a mostra autonarrativa Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak.

Entre as peças exibidas estão lança, arco e flecha, zarabatana, rede de caça, rede de descanso, adornos corporais, manto de penas e jarreteiras. Os objetos são expostos em vitrines, painéis, vídeos, além de fotos do processo de produção que representam os Krenak que habitam a região.

A exposição busca mostrar a presença dos Krenak da T.I. Vanuíre no Estado de São Paulo e como eles desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, costumes e língua materna. “Esse projeto ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato, opressão da cultura e toda sua riqueza de conhecimento e saber”, ressalta Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre.

Serviço:

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Data: até 31 de maio

Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre

Endereço: Rua Coroados, 521 – Tupã/SP

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Atendimento à imprensa:
Núcleo da Notícia- (16) 3237.7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299