governo sao paulo
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Sujeitos da História, a arte de ser e saber fazer Kaingang

A exposição: Sujeitos da História, a arte de ser e saber fazer Kaingang, através de registros históricos e por meio da cestaria no presente, apresenta a cultura material do Povo Kaingang, sendo essa, uma das formas que ainda hoje retratam os costumes tradicionais, um trabalho desenvolvido exclusivamente pelas mãos e quase que específico da mulher Kaingang.

“… nossos trançados revelam formas e grafismos relacionados à cosmologia dualista dos Kaingang, evidenciando a organização simbólica dos mundos social, natural e sobrenatural em metades Kamé e Kajrú (irmãos mitológicos). Téi ou Ror são os nomes das marcas (ra) ou grafismos (kong gãr) que identificam, respectivamente, as metades Kamé e Kajrú”.

Através da cestaria nossas mãos transmitem o conhecimento dos mais velhos e o respeito com o mundo espiritual e natural.

Visite o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em Tupã, estado de São Paulo, um pouco do Povo Kaingang esta guardado nele.

Sejam bem vindos.