Exposições indígenas são destaques no Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 19 de dezembro de 2019

Temporárias, seguem até o final de dezembro; visitação é gratuita

Promover, valorizar e perpetuar a cultura indígena são os objetivos do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, localizado em Tupã (SP).  Por isso, o equipamento realiza, mensalmente, diversas atividades sobre a temática com o apoio e a participação das terras locais. Outros exemplos de ações são as exposições temporárias Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade e Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak que estão abertas para visitação gratuita do público.

A mostra Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade preserva a diversidade linguística existente no Brasil, um importante patrimônio cultural nacional e internacional. São mais de 40 idiomas escritos pelo auditório da instituição, a origem e os significados são explicados durante a visita guiada.

“A questão da preservação das línguas indígenas deve ser tratada, nas instituições museológicas que atuam junto a esses povos, como algo essencial dentro dos processos desenvolvidos por elas. Os equipamentos, além da função preventiva, aparecem como espaços de difusão e propagação dos idiomas e autoafirmação dos índios”, afirma Tamimi Borsatto, gerente do espaço cultural.

Já a exposição Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak é autonarrativa e mostra a presença desse povo no estado de São Paulo. Há mais de duas décadas, eles desenvolvem um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna de forma construtiva e suas vestimentas, acessórios, armas e flechas estão no salão principal do Museu.

A visitação é aberta ao público. Mais informações pelo telefone (14) 3491-2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

Serviço:

Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade