Material bibliográfico do Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista

Publicado em: 2 de março de 2020

O Museu Índia Vanuíre possui, desde 2012, um centro de referência voltado para as questões indígenas do Oeste Paulista e, desde então, atua para reunir e difundir informações acerca dos povos indígenas visando o fortalecimento dessas culturas em nossa sociedade.

Para que o centro de referência tenha uma base para o desenvolvimento de suas ações foi criada uma relação de livros importantes para a abordagem dessa temática e de outras que cabem ao setor. Algumas obras já faziam parte do acervo documental do Museu, outras foram adquiridas com o tempo. Esses livros também servem para atender às demandas de pesquisadores que buscam o Museu Índia Vanuíre para o produção de seus trabalhos. Assim, o Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista consegue realizar o atendimento às pesquisas de forma mais profícua, tendo embasamento teórico para tratar os diversos assuntos demandados pelas pesquisas.

O Centro conta com material bibliográfico divido por temáticas, facilitando sua localização por meio de um banco de dados interno que contém as principais informações de cada obra. Mesmo sendo um setor que trabalha com atendimento a pesquisadores, os livros considerados como raros se mantêm na reserva técnica, pois demandam um ambiente e manuseio diferentes. Nesse caso, quando o pesquisador precisa ter acesso a essas obras, a consulta é realizada na reserva técnica com a utilização de luva e máscara. Também há para consulta o material produzido pelo Museu Índia Vanuíre (registros de depoimentos, danças, rituais, entre outros) a partir das parcerias desenvolvidas com as terras indígenas da região.

O Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista visa promover as culturas dos povos indígenas da região. Assim, seus trabalhos envolvem reunir e difundir as informações coletadas, auxiliando o fortalecimento das culturas indígenas. A relação dos materiais bibliográficos sob guarda do centro encontra-se disponível no site do Museu Índia Vanuíre. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, sendo necessário agendamento.