• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Monte Alto recebe mostra temporária do acervo do MAE/USP

Exposição ‘Harald Schultz: Olhar Antropológico’ reúne 58 imagens do fotógrafo, com o objetivo de apresentar o cotidiano de crianças indígenas de diversas etnias; itinerância foi viabilizada por meio do Museu Índia Vanuíre, de Tupã

O Museu Histórico de Monte Alto acaba de inaugurar a exposição fotográfica temporária “Harald Schultz – Olhar Antropológico”. A exposição é formada por 58 fotos selecionadas a partir de uma coleção composta por 1.127 slides do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. A itinerância foi viabilizada por meio do Museu Índia Vanuíre, de Tupã, instituição da Secretaria de Estado da Cultura gerida em convênio com a ACAM Portinari.

A exposição tem como objetivo apresentar por meio de fotografias crianças de 12 etnias indígenas. O público pode conferir nas imagens seu cotidiano, como brincadeiras, aprendizado, alimentação, descanso, cuidados, entre outros assuntos relacionados à vida dos índios mirins.

As imagens são de Harald Schultz (1909 – 1966), assistente de etnologia do Museu Paulista que dedicou sua trajetória a registrar vários grupos indígenas e aspectos do cotidiano, universo mágico-religioso, da cosmologia, medicina, alimentação, entre outros temas. A coleção fotográfica de Schultz ganhou destaque pela quantidade, qualidade etnográfica, estética e sensibilidade artística.

A exposição faz parte das ações previstas pelo convênio assinado em junho, pela ACAM Portinari, entre o Museu Índia Vanuíre e o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da Universidade de São Paulo. Com duração de dois anos, o documento prevê cooperação para desenvolver o potencial de pesquisa da instituição tupãense e ações conjuntas de comunicação museológica, intercâmbio de equipes, projetos, exposições e estrutura administrativa para suporte técnico.

O Museu Histórico de Monte Alto fica na rua Quinze de Maio, s/nº, Centro. Abre para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3242-1123.

Exposição Temporária

Harald Schultz – Olhar Antropológico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*