Museu de Tupã comemora a chegada da primavera com programação especial

Publicado em: 13 de setembro de 2012

Atividades fazem parte da 6ª Primavera dos Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus

A primavera está chegando e para receber a estação o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida as instituições culturais a organizarem uma programação especial para a 6ª Primavera dos Museus. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a ACAM Portinari, preparou várias atividades inspiradas pelo tema “A Função Social dos Museus”.

A programação será diversificada, com mais de dez atrações para diferentes tipos de público. Entre elas estão uma atividade interpretativa sobre a mostra temporária “Amazônia Viva – Tyryetê Kaxinawá” , e o projeto “Museu e Escola Indígena”, além da inauguração dos materiais de acessibilidade da exposição de longa duração “Tupã Plural”.

O destaque fica por conta do projeto “Índio no Museu”, desenvolvido todas às quintas-feiras do mês, às 9h. A atividade trará uma série de debates com convidados das terras indígenas (T.I.) de Icatu (Braúna) e de Vanuíre (Arco-Íris), ambas do Estado de São Paulo. Entre os participantes estão Ranufo de Camilo e Márcio Pedro, Terenas da T.I. Icatu, e Lidiane Damaceno, Krenak, e Rosemeire Barbosa, Kaingang, da T.I. Vanuíre. Aberta para o público em geral, as discussões serão realizadas no auditório do museu.

A programação traz, ainda, atividades voltadas ao público universitário.No dia 25/9, o potencial educativo do museu será debatido com os alunos de pedagogia da Faccat (Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas), às 20h. No dia 27/9, os alunos do curso de extensão da Unesp participam de uma visita guiada ao museu. Para fechar a programação, no dia 28/8, o público poderá conferir o coral da Fadap (Faculdade de Direito da Alta Paulista), que se apresenta no auditório do museu às 19h30.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel.
 (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão –