• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu de Tupã comemora Dia Internacional dos Povos Indígenas com programação especial

De 8 a 11 de agosto, o Museu Índia Vanuíre terá exposição temática, debates, oficinas, apresentação musical e feira de artesanato e culinária

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto,  o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, preparou uma semana inteira com programações especiais. Entre as atividades, que acontecerão de 8 a 11 de agosto, estão incluídas exposição temática, debates, oficinas, apresentação musical, feira de artesanato e culinária.

A Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas lembrará os 100 anos da “pacificação” dos Kaingang no oeste do Estado São Paulo. A atividade tem como objetivo ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas na atualidade, além de aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios da cultura indígena, em especial dos habitantes das terras indígenas (TI) Vanuíre e Icatu, povos de origem Kaingang, Krenak e Terena.

No primeiro dia, 8 de agosto,  o projeto “Museu e Escola Indígena” contará com a presença especial de Josué Carvalho, pesquisador do Observatório de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais, e Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda Campos (MAE/USP). Nos dias 9 e 10 de agosto, serão apresentadas mesas de debates e oficinas com os temas “Museu: Processos de Musealização e Participação Indígena”, “Museu e exposição: o indígena e as narrativas” e “Musealização participativa em Gestão de Museus”.

Na sexta-feira e no sábado (10 e 11/8), a partir das 16h, o público poderá participar da Feira de Artesanato e Culinária, que acontece na Praça da Bandeira, nº 800, que expõe itens criados pelos índios da T.I. Vanuíre e Icatu. Para fechar o evento, no dia 11/8, o projeto KainKre realiza show de cânticos tradicionais Kaingang e Krenak sob a orientação da professora indígena Lidiane Damaceno..

Durante o período, também poderá ser visitada no museu a exposição “Amazônia Viva Tyryetê Kaxinawá” do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, que conta com desenhos originais de Jaime da Silva Araujo, desenvolvidos em prol dos direitos dos trabalhadores extrativistas e da preservação da Amazônia.

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre está localizado na rua Coroados, nº 521, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.


Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*