Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Museu Índia Vanuíre lança projeto de acessibilidade durante 6ª Primavera dos Museus

Publicado em: 21 de setembro de 2012

Aplicativos multissensoriais como maquetes táteis, réplicas de objetos tridimensionais e multimídia com audiodescrição e Libras, entre outros, integram o programa

Como parte da programação especial da 6ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), durante o mês de setembro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã, lançará o seu projeto de acessibilidade para a exposição “Tupã Plural”.

O material, que conta com aplicativos multissensoriais compostos por maquetes táteis do edifício do museu e de uma terra indígena, réplicas tridimensionais de objetos da exposição, aplicativos multimídia para documentários com audiodescrição e janela de Libras (Língua Brasileira dos Sinais), contempla os públicos que possuem deficiência visual, auditiva, intelectual ou múltiplas deficiências.

A apresentação do material será dividida em três etapas. A primeira, que acontece no dia 27 de setembro (quinta-feira), visa capacitar a equipe do museu. As outras duas , que acontecem no dia 28/8 (sexta-feira), apresentarão o material para profissionais de instituições que atendem pessoas com deficiências e especialistas de museus da região.

A programação do evento traz, ainda, atividades voltadas ao público universitário. No dia 25/9, o potencial educativo do museu será debatido com os alunos de pedagogia da Faccat (Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas), às 20h. Já no dia 27/9, os alunos do curso de extensão da Unesp (Universidade Estadual Paulista) participarão de uma visita guiada ao museu.

Para encerrar, no dia 28/8, o público poderá conferir o coral da Fadap (Faculdade de Direito da Alta Paulista), que se apresenta no auditório do museu, às 19h30.

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre está localizado na Rua Coroados, nº 521, Centro. Outras informações podem ser obtidas por telefone (14) 3491-2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel.
 (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão –
 (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""