Museu Índia Vanuíre lança projeto de acessibilidade

Publicado em: 29 de novembro de 2011

Comemorando o Dia Internacional da Pessoa Deficiente (3/12), museu realiza encontro com intuito de apresentar nova proposta da instituição para o acesso do público com deficiência e mobilidade reduzida a suas exposições.

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, lança seu projeto de acessibilidade à população de Tupã. A apresentação, que ocorre na próxima quinta-feira (1º/12), às 9h e às 14h, integra a programação da 2ª Virada Inclusiva – Participação Plena, evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Deficiente.

A proposta tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às exposições oferecidas pelo museu. O projeto foi elaborado em parceria com a museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Amanda Pinto da Fonseca Tojal, e inclui maquete tátil com representação tridimensional dos espaços do museu, aplicativos multissensoriais acessíveis principalmente ao público com deficiência auditiva e visual e um recurso de audiodescrição para documentários e filmes contendo imagens e narrativas, entre outros. A apresentação será realizada pela gerente Tamimi Borsatto e pelo serviço educativo da instituição.

A 2ª edição da Virada Inclusiva, que ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro, terá uma série de shows, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, em diversos municípios do Estado de São Paulo. Serão 24 horas de atividades inclusivas destinadas para toda a população.

Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, o Museu Índia Vanuíre fica localizado na rua Coroados, 521, Centro. Outras informações pelo telefone (14) 3491-2202.

2ª Virada Inclusiva
Data:
1º/12/2011
Local:
 Museu Índia Vanuíre (rua Coroados, 521, Centro – Tupã/SP)
Horário:
Informações:
Entrada:
 gratuita

Informações à imprensa
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68