Museu Índia Vanuíre oferecerá programação especial em dezembro

Publicado em: 2 de dezembro de 2015

De 7 a 13 de dezembro, cinco museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo protagonizarão uma programação especial voltado aos Direitos Humanos, celebrado em 10/12. O Museu Índia Vanuíre, administrado em parceria com a ACAM Portinari, é um deles e oferecerá programações voltadas para a reflexão sobre os direitos das minorias e de que forma cada uma delas busca sua representatividade.

As ações começam com a exposição “Memórias da Negritude”, no Fórum da Comarca de Tupã. Destinada ao público infantil, no dia 8/12, acontece uma contação de história no Museu. No dia seguinte (9/12), cocorre um debate com representantes de grupos indígenas, afros, de pessoas com deficiência, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Conselho Tutelar, no dia 9/12.

Haverá também uma mostra de vídeo sobre o efeito da ditadura na comunidade indígena em 10/12 e, para fechar, o grupo afro visitará a terra indígena Vanuíre para trocar experiências com a comunidade, perceber a singularidade locar e pontos de identificação.

Com a atividade espera-se uma maior sensibilização do público para a reflexão e transformação por meio da arte, da história e do conhecimento para se trabalhar questões relacionadas aos Direitos Humanos e, assim, buscar uma cultura de respeito às diferenças e de convivência.

“O Museu é um espaço democrático  de exercício da cidadania, de manifestação das diversidades, de apropriação da memória e de reconhecimento identitário, onde a interculturalidade acontece. Fatores estes fundamentais aos direitos individuais e coletivos a todos os seres humanos”, afirma a gerente do MuseuTamimi Borsatto.

A instituição está localizada à rua Coroados, nº 521, no Centro. Outras informações pelo (14) 3491-2333 ou pelo www.museuindiavanuire.org.br.

Serviço:

Dia dos Direitos Humanos – “Sonhar o Mundo”
Exposição “Memórias da Negritude”
Período:
de 7 a 30/12/2015
Local: Fórum da Comarca de Tupã (Av. Dr. Edu Teixeira de Mendonça – Jardim América – Tupã-SP)
Horário: das 10h às 16h
Público alvo: a ação é voltada aos advogados e funcionários do Fórum e aos estudantes de direito

Contação de História “Menina Bonita do Laço de Fita”
8/12/2015
Horário: às 9h

“História e Memória”