• portugues
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre participa da 5ª Primavera dos Museus

Com o tema ‘Mulheres, Museus e Memórias’, programação em Tupã ocorre de 20 a 23 de setembro; ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus em todo o país

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã, participará da 5ª Primavera dos Museus, que será realizada em todo país entre os dias 19 e 25 de setembro. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Esta edição tem como tema “Mulheres, Museus e Memórias”.

O evento ocorre no museu de 20 a 23/9 e conta com roda de conversa, apresentação musical, visita monitorada e palestra sobre as mulheres que marcaram a história do município. As atividades acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite (confira a programação completa abaixo).

O Museu Índia Vanuíre funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

Primavera dos Museus

Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus, em sua 5ª edição, tem como tema “Mulheres, Museus e Memórias”. Nas quatro edições anteriores, o evento realizou mais de 3.000 ações organizadas por museus e instituições museológicas de todo o país. As unidades podem escolher o que vão elaborar entre seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras atividades. A Primavera dos Museus é realizada anualmente no início da estação. Neste ano, o objetivo é abordar a questão do espaço em que as mulheres estão inseridas e introduzir o universo feminino na memória.

Confira a programação da 5ª Primavera dos Museus:

Roda de Conversa

Data: 20/9/2011

Em uma roda de conversa, a gerente do museu, Tamimi David Rayes Borsatto, recordará momentos e apresentará ao público as mulheres que fizeram parte da história do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

Apresentação Musical

Data: 21/9/2011

O museu convida a Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro para uma apresentação em seu espaço expositivo. A atividade tem como objetivo levar ao público um repertório das grandes intérpretes da música brasileira.

Visita Monitorada

Data: 22/9/2011

A partir da visita monitorada à exposição “Harald Schultz – Olhar Antropológico”, os educadores do museu convidarão o grupo de visitantes à reflexão acerca da função social da mulher dentro da cultura indígena.

Data: 23/9/2011

Apresentar ao público a história das mulheres que marcaram a história de Tupã é o objetivo da palestra, no auditório do Museu Índia Vanuíre. A instituição convida a historiadora Iara Bianchi para abordar o assunto.