Museu Índia Vanuíre promove ações gratuitas sobre o Povo Krenak

Publicado em: 6 de março de 2019

A partir deste sábado (1°/3), o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove a “Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak” e a roda de conversa “Saberes e Fazeres Indígenas”. Em ambas a participação é gratuita.

A mostra é uma autonarrativa do povo Krenak e busca mostrar a presença dele no Estado de São Paulo. Intitulado como “Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak”, o projeto ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece por vencer as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato e a opressão cultural da sua riqueza de conhecimento e de saber.  Além disso, os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna, ações que poderão ser visualizadas até 31 de março no espaço cultural.

Na mesma data, das 9h às 16h, o Museu receberá como convidado um Krenak da T.I. Vanuíre. A atividade “Saberes e Fazeres Indígenas” proporcionará um dia de diálogo com os visitantes sobre como vivem os índios Kaingang da T.I. Vanuíre.

“Essas atividades são uma resposta ao esforço empreendido pelas tribos de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória. Por isso, o Museu estende para além do dia 19 de abril a celebração do Dia do Índio”, destaca Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre.

Serviço:

ingrid@pixxis.com.br
Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163
felipeteruel@pixxis.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br