Museu Índia Vanuíre promove atividades especiais para 9ª Primavera dos Museus

Publicado em: 17 de setembro de 2015

Programação, que acontece de 23 a 27 de setembro, contará com oficinas, Índio no Museu, documentário e exposições gratuitas

De 23 a 27 de setembro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, dá início a programação da 9ª Primavera dos Museus, que tem como tema “Museus e Memórias Indígenas”. A iniciativa é do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Na quarta-feira (23/9), às 10h, acontece uma oficina sobre o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang. Em 23 e 24/9, das 10h às 16h,  o público será convidado para um diálogo com um indígena que contará como é vivida sua cultura na atividade “Índio no Museu”.

Já na sexta-feira (25/9), às 9h, os participantes assistem o episódio “Quem São Eles” da série Índios do Brasil, exibido no auditório da instituição. A grade de atividades ainda conta com duas mostras: “Referência Indígena” e “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”. Ambas podem ser visitadas das 9h às 17h.

De acordo com a gerente do Museu, Tamimi Borsatto, a programação da instituição promove a aproximação com o universo indígena, além de dar visibilidade à cultura e aos costumes tradicionais dos primeiros habitantes do Brasil. “As ações permitem um resgate das histórias e memórias destes povos que compõe a nossa sociedade, que é composta pela diversidade e pelas diferenças”, explica Tamimi.

O Museu Índia Vanuíre está localizado na Rua Coroados, nº 521, no Centro. Mais informações por telefone (14) 3491-2333, no site www.museuindiavanuire.org.br ou nas redes sociais Facebook e Twitter.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br