Museu Índia Vanuíre realiza campanha #SonharoMundo

Publicado em: 4 de dezembro de 2019

Ação pretende mobilizar museus paulistas pela luta dos Direitos Humanos

As Secretarias de Cultura e Economia Criativa e dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, e com a parceria do Museu Índia Vanuíre, instituição gerida pela ACAM Portinari, promovem a campanha #SonharoMundo.

A iniciativa articula e mobiliza os museus paulistas para as questões relacionadas aos Direitos Humanos. Por isso, em Tupã, entre 10 e 13 de dezembro, serão desenvolvidas diversas atividades sobre o tema. A agenda inicia com a contação de história Era uma Vez os Direitos Humanos, nos dias 10 e 11, às 9h e às 14h, que abordará a cultura por meio da justiça, da cooperação, da igualdade, da tolerância e da paz.

Em 12 de dezembro, a palestra A Cultura e os Direitos Humanos será ministrada por Nelson Russo de Moraes, doutor em comunicação e cultura contemporânea e professor da UNESP- Tupã.

Já o assunto Direitos Humanos – Impunidade e Injustiça será mediado por Airton Souza de Lima, mestre em Ciências Sociais, na sexta-feira (13), às 9h. Na mesma data, das 15h às 16h, o equipamento promoverá a Roda de Conversa com Indígena. Os moradores da T.I. Vanuíre discutirão a temática Cultura como Direito. Após o bate-papo será realizada uma oficina de confecção de adorno indígena.

#SonharoMundo é uma campanha do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio da ACAM Portinari, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuíre.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário efetuar inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (14) 3491-2333ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

Serviço:

Sonhar o Mundo

Contação de Histórias – Era uma Vez os Direitos Humanos

Datas: 10 e 11/12/2019

Horário: terça e quarta-feira, às 9h e às 14h

Palestra: A Cultura e os Direitos Humanos

Data: 12/12/2019

Horário: quinta-feira, das 9h às 11h

Palestra: Direitos Humanos – Impunidade e Injustiça

Data: 13/12/2019

Horário: sexta-feira, das 9h às 11h

Roda de Conversa com Indígenas seguida de oficina

Data: 13/12/2019

Horário: sexta-feira, das 15h às 16h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre

Endereço: Rua Coroados, 521 – Tupã/SP

Entrada: gratuita

Sobre o Sonhar o Mundo

Realizada desde 2015, a Campanha “Sonhar o Mundo” busca articular os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.

Atendimento à imprensa:
Núcleo da Notícia- (16) 3237.7367