• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre realiza homenagem aos imigrantes letões

Em novembro, o público poderá conhecer fatos históricos que marcaram a chegada dos primeiros imigrantes da Letônia à região, numa mostra de vídeo

Os imigrantes da Letônia, que vieram para a região a partir de 1922, e seus descendentes, serão homenageados em Tupã durante o mês de novembro no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari. Uma mostra temporária de vídeo fica em cartaz de terça a sexta-feira, às 16h.

Os primeiros imigrantes letões chegaram ao Brasil em 1890 em função da difícil situação econômica da Letônia. Em um segundo momento, em 1922, ocorreu uma nova imigração, motivada por razões de ordem religiosa, para Varpa, distrito de Tupã.

Para recordar a história, o museu apresentará durante o mês o vídeo “Coragem é Ter Fé – A Trajetória dos Imigrantes Letos de Varpa”, produzido pelos tupãenses Tiago da Costa Pettenuci e Alan Marques Pessoa com a direção e edição de Robson Luís Moreno. A mostra tem como objetivo apresentar entrevistas e situações envolvendo os letões que, atualmente, vivem em Varpa. A duração é de aproximadamente 20 minutos.

Excepcionalmente no dia 24, a exibição será acompanhada por Nanci Bumbiers Cerpe, descendente dos primeiros letões que vieram para região, que contará histórias da viagem, narradas por seus antepassados, e apresentará objetos guardados pela família desde então. Cerpe colaborou com a produção do vídeo oferecendo parte de seu acervo pessoal.

Há mais de cinco anos o museu realiza homenagens ao povo letão, como exposições, palestras, culinária, entre outras atividades, com a proposta de que o visitante conheça essa cultura, em um relacionamento mais profundo com seus descendentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br

Sobre Nanci Bumbiers Cerpe

Nascida em Varpa, é filha de dois imigrantes da Letônia, Maria e Rudolfo Bumbiers, que chegaram ao distrito entre 1992 e 1923. Formada em letras e pedagogia, aposentou-se como professora de língua e literatura portuguesa e língua inglesa. Atualmente, tem participado de vários cursos e atividades promovidas pelo Museu Índia Vanuíre. “Gosto de literatura, fotografias, poesias, antiguidades, músicas, natureza, enfim, ler e pesquisar”, resume.

Mostra Temporária

Imigração Leta

Bate-papo com Nanci Bumbiers Cerpe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*