• portugues
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre realiza pela primeira vez oficina sobre educação indígena

Destinada aos professores da aldeia Índia Vanuíre e educadores da instituição cultural, ação em Tupã busca refletir sobre esse tipo de ensino e promover troca de experiências

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, realiza, nos dias 21 e 22/9 (quarta e quinta-feiras) uma oficina com educadores da aldeia Índia Vanuíre, localizada em Arco-Íris, cidade vizinha de Tupã.

Segundo o Secretário de Estado de Cultura, Andrea Matarazzo essa é uma ação inédita. “Pela primeira vez, professores de uma aldeia indígena vivenciarão uma troca de experiências com os monitores do museu.” Eles serão orientados pela professora e antropóloga  Sandra Lacerda Campos.

A primeira oficina acontece na quarta-feira (21), às 14h, na aldeia Índia Vanuíre e tem como objetivo promover uma reflexão sobre educação indígena, uma vez que sua principal característica é o ensino bilíngüe, através do qual os alunos aprendem o português e a língua nativa dos índios dessa região.

A atividade reúne os professores da aldeia e os educadores do museu. Os primeiros vão disseminar as particularidades e especificidades da educação indígena e os outros apresentarão o museu como espaço de construção de memórias e identidades, lugar de reafirmação de tradições e elemento fundamental da educação.

A programação se encerra na quinta-feira (22), às 20h, com um passeio educativo pelo museu dando continuidade à oficina.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br

OFICINA

Educação Indígena

Data: 21/9/2011 e 22/9/2011