Museu Índia Vanuíre realiza V Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo em Tupã

Publicado em: 26 de abril de 2018

Atração acontece sábado (28/4), em frente ao Museu, e contará com apresentações de oito grupos indígenas de São Paulo e Paraná; entrada é gratuita

Para as comunidades indígenas, a dança e a música são formas de resistência e de apropriação de sua essência. Por meio delas, são mantidas e resgatadas importantes heranças culturais, como a língua e a religião. O público de Tupã e os turistas poderão ver os resultados desses esforços em um momento de celebração: no dia 28 de abril (sábado), a partir das 16h00, o Museu Índia Vanuíre – instituição da Secretaria da Cultura  do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – realiza o V Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo, maior do gênero no estado.

“A cada ano aumenta o interesse das aldeias em participar, assim como a expectativa de quem vem assistir. Os indígenas se preparam o ano inteiro e, com isso, as memórias e as tradições guardadas pelos anciões são reinseridas no cotidiano. A comunidade se fortalece e se organiza para manter sua identidade”, explica a gerente do Museu, Tamimi Rayes Borsatto. “Por outro lado, nós, os espectadores, ganhamos um presente maravilhoso pois temos a oportunidade de conhecer uma cultura que também é nossa, de certa forma”.

A programação acontece em frente à instituição cultural, na esquina das ruas Coroados e Guaianases, e tem entrada gratuita. Serão oito grupos que reúnem mais de 400 indígenas, de diferentes etnias, aldeias e terras indígenas de São Paulo e do Paraná, que farão um espetáculo de arte e cultura.

Da terra indígena Vanuíre (Arco-íris) serão exibidas as danças Kaingang e Krenak, já da T.I. Icatú (Braúna), a atração será o grupo Terena. De Avaí, da T.I. Araribá, estarão presentes os integrantes de quatro aldeias: Nimuendajú, Ekeruá, Tereguá e Copenoti, com diferentes propostas. Vindos de Apucarana (Paraná), haverá também o show de um grupo Kaingang.

A participação é gratuita e o Museu fica localizado à Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã (SP). Outras informações podem ser obtidas pelo tel (14) 3491-2333.

V Festival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo

Data: 28/04/2018 (sábado)

Local: Museu Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)

Horário: a partir das 16h00