Museu Índia Vanuíre recebe 30.287 visitantes em 2011

Publicado em: 19 de janeiro de 2012

Entre palestras, exposições, cursos e oficinas, mais de 30 atividades foram oferecidas a população de Tupã e região, gratuitamente

Em 2011, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, recebeu cerca de 30.287 visitantes em Tupã. Durante o ano, a população do município e da região pôde participar de 31 atividades realizadas gratuitamente pelo museu, entre palestras, exposições temporárias, cursos de capacitação, oficinas e eventos culturais.

O primeiro semestre de 2011 foi marcado pelo lançamento das programações Todo Dia é Dia de Índio e Em Cartaz no Museu, ações que têm como objetivo abordar o cotidiano da comunidade indígena brasileira e incentivar a transmissão de sua cultura para as novas gerações, além das Visitas Orientadas, que possuem caráter pedagógico.

Em abril, a tradicional Semana do Índio bateu recorde de público com mais de 4.800 pessoas, um aumento de 37% em relação ao ano anterior (2010). Entre os destaques, a programação da 39º edição da Semana contou com a exposição de ilustrações José Lanzelotti, oficinas pedagógicas, exibição de documentários sobre o tema e peça de teatro sobre lendas indígenas.

Seguindo a efervescência da primeira metade do ano, a programação do Museu Índia Vanuíre para o segundo semestre foi recheada de atividades e exposições temporárias, entre elas Harald Schultz – Olhar Antropológico, em parceria com Museu Arqueologia e Etnologia da USP (MAE), e Cores do Xingu.

Outro evento que marcou o ano da instituição foi o lançamento do projeto de acessibilidade para homenagear o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12). A proposta tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às exposições e ações oferecidas pelo museu.

“Tivemos um ano satisfatório, com atividades variadas e número considerável de visitação. Nossas metas foram alcançadas. Agora temos mais desafios este ano que, assim como 2011, acredito que será muito positivo”, disse a gerente do museu Tamimi Borsatto.

A previsão para 2012 é de que o museu incremente ainda mais sua programação com ações e atividades inéditas. Uma delas é o I Encontro Paulista de Questões Indígenas, que será realizado pela instituição em abril.

Serviço:
Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Endereço: rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã-SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
www.museuindiavanuire.org.br

Informações à imprensa:
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823