• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre recebe primeira mostra autonarrativa

Exposição vai retratar técnicas de confecção de cerâmica pela oralidade, ativando as memórias afetivas e culturais

“Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração”, esse é o título da primeira mostra autonarrativa que estará em cartaz a partir do dia 30 de junho (terça-feira), no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, em Tupã (SP).

A mostra tem o propósito de trabalhar a tradição, o processo e as técnicas de confecção de cerâmica, por meio da oralidade, ativando as memórias afetivas e culturais, valorizando os saberes e fazeres que os indígenas mais velhos (guardiões da memória) possuem.

Bilíngue (Kaingang e português), o material contará com a exibição da filmagem de todo o processo de construção dos artesanatos com a narração dos próprios indígenas. No vídeo o público poderá conferir desde as ferramentas utilizadas para a confecção das cerâmicas (pilão, cabaça e pinça) até a finalização das peças. Além disso, o cenário também será composto por objetos e imagens fotográficas que fazem um panorama dos materiais apresentados.

“A montagem é mais uma ação que reforça a missão do Museu de valorizar e apresentar o papel de extrema importância dos povos indígenas, reafirmando o quanto fazem parte e contribuem para o desenvolvimento da sociedade” ressalta a gerente do equipamento cultural, Tamimi RayesBorsatto.

Gratuita, a exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e integra também a programação do IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e o V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, realizado de 30 de junho a 2 de julho. O Museu está localizado à Rua Coroados, nº 521, no Centro. Outras informações sobre a mostra ou o encontro podem ser obtidas pelo (14) 3491-2333 ou www.museuindiavanuire.org.br.

Serviço:
Exposição “Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração” 
Abertura:
30/6, às 19h30
Período: 1/7 a 30/7/2015
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*