Museu Índia Vanuíre recebe projeto de climatização

Publicado em: 13 de janeiro de 2014

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), vai ganhar sistema de climatização em toda sua área expositiva e reserva técnica. O projeto, que terá investimento de R$ 286 mil, vai garantir uma melhor conservação do acervo e mais conforto aos visitantes. Para possibilitar a implantação, o museu será fechado temporariamente de amanhã, 14 de janeiro (terça-feira), até o próximo dia 3 de fevereiro (segunda-feira). A reabertura ao público está prevista para o dia 4 de fevereiro (terça-feira).

O fechamento temporário é necessário porque a primeira etapa de intervenções será realizada simultaneamente em vários pontos do prédio, impossibilitando o pleno funcionamento do museu no período. A segunda etapa começa depois da reabertura do museu e pode continuar sem prejudicar seu funcionamento. As obras serão totalmente concluídas até o final de fevereiro, quando o sistema de climatização entra em funcionamento.

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre foi fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo. Possui acervo relacionado à história da região onde está localizado, com foco na cultura indígena, possuindo uma das mais importantes coleções etnográficas do país com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. De projeto arquitetônico moderno, em concreto armado, o prédio foi construído em 1980 e, após passar por reformas, reabriu em 2010 com sua exposição permanente revitalizada, mudanças nas áreas interna e externa do edifício, a criação de uma reserva técnica e um auditório.
SERVIÇO:

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã (SP)
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:

Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014