Museu Índia Vanuíre recebe público deficiente e idoso

Publicado em: 9 de agosto de 2019

Com o objetivo de promover a inclusão sociocultural, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, recebe, na próxima semana, deficientes físicos e idosos para visitação do espaço e do acervo.

Um dos projetos que incentiva a integração com o equipamento é o Aguçando as Memórias que contribui para a inclusão do idoso ao reviver memórias e uma busca afetiva por lembranças. O encontro será na terça-feira (13), às 14h, com uma ação de mímica, que utilizará os objetos presentes nas exposições de longa duração e temporária do museu. Por meio de gestos, o grupo expressará sentimentos e pensamentos sem fazer o uso das palavras, o que estimula a imaginação, a coordenação motora, a criatividade e a memória. A instituição convidada dessa edição é a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

Já o Museu e Cidadania será na quarta-feira (14), às 15h, para os deficientes da Casa da Criança.  Eles poderão explorar os conteúdos do acervo de forma acessível e lúdica e, ainda, celebrar o Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto. A atividade apresentará contação de histórias, lendas e mitos folclóricos.  Posteriormente, acontecerá uma oficina de confecção de um fantoche de Saci-Pererê com os participantes.

As entidades sociais que tiverem interesse em agendar visitas ao Museu Índia Vanuíre devem entrar em contato pelo telefone (14) 3491-2333.

Serviço:

Aguçando as Memórias