• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre revive brincadeiras do passado

Programação desta semana ensina público a produzir zarabatana, jogo da velha e massinha de modelar; participação é virtual e gratuita

Todo mundo adora relembrar a infância, os jogos que integravam os amigos, vizinhos e familiares na calçada ou até tarde da noite dentro de casa. Agora, em outro contexto, as crianças também poderão reproduzir brinquedos antigos de forma on-line. Para iniciar essa viagem no tempo, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma agenda com vídeos educativos que ensinarão a produzir, de forma caseira, massinha de modelar, zarabatana, jogo da velha e um adorno indígena.

A programação do Diversão em Casa inicia nesta terça-feira (21) com a participação da Kaingang da T.I. Vanuíre, Lucilene de Melo. Ela ensinará a fazer um palito de cabelo, um adorno tradicional dos povos indígenas. Essa ação tem como objetivo apoiar o fortalecimento das tradições e da memória indígena e consolidação dessa cultura.

Na quarta-feira (22), os pequenos estimularão os sentidos ao produzir a própria massinha de modelar. Com farinha, sal, óleo de cozinha, água e corante, eles darão asas à imaginação durante a confecção e depois para criar histórias e personagens com o objeto.

Outra oficina será de zarabatana. Item muito utilizado pelos povos indígenas, os internautas poderão aprender com Gabriel Damaceno, Krenak da T.I. Vanuíre, como confeccionar uma para brincar e se divertir. Será na sexta-feira (24).

No Oficina para Família desta semana, no domingo (26), os educadores do Museu ensinam como confeccionar um jogo da velha. De maneira simples e rápida, o público só vai precisar encontrar um papel cartão, tampinhas de garrafa pet, tesoura e canetinha para colorir. Depois é só jogar e se divertir em casa.

Todas essas atividades e muitas outras serão postadas nas redes sociais do Museu Índia Vanuíre (@museuindiavanuire) e, também, na página especial do site: https://www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243/9-9240-5718
Davi Franzon – (11) 9-3411-6428
imprensaculturasp@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*