Museu realiza evento para rememorar os 100 anos da “pacificação” Kaingang no oeste de São Paulo

Publicado em: 19 de novembro de 2012

Programação de encerramento irá ampliar as reflexões sobre questões indígenas da região; atividade contará com a participação de profissionais de respeitados centros de pesquisa etnográfica

Para fechar a programação em rememoração aos 100 anos da “pacificação” Kaingang no oeste de São Paulo, o Museu Índia Vanuire – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a ACAM Portinari – realiza nos dias 27 e 28 de novembro (terça e quarta-feira), palestras, debates e visita à exposição. A ação tem como objetivo promover um intercâmbio de conhecimento entre os participantes e ampliar as reflexões sobre as questões indígenas da região.

No encontro serão apresentados e discutidos temas como as memórias e as narrativas Kaingang, o Museu Índia Vanuíre, os 100 anos da “pacificação”, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), além de questões sobre arqueologia, etnologia e a problemática indígena no oeste de São Paulo. Todas as discussões terão como ponto de partida o potencial e as possibilidades de musealização, educação e de articulações.

Para o evento, está prevista a participação de autoridades da Secretaria de Estado da Cultura, da diretora da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), Angelica Fabbri, e da chefe da Divisão de Difusão Cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE), Marília Xavier Cury, entre outros profissionais expoentes da área e convidados.  As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser realizadas através do sitewww.museuindiavanuire.org.br/inscricoes.html, até dia 26/11. O número de participantes é limitado a 50. O Museu Índia Vanuíre está localizado à Rua Coroados, nº 521.

Serviço:

Memória dos 100 Anos da “Pacificação” dos Kaingang no Oeste de São Paulo
Data:
27/11/212
Credenciamento e café de boas-vindas – 8h30
Abertura Oficial – 9h30

“Memórias e Narrativas Kaingang”- 10h
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre e os 100 Anos da “Pacificação”- 11h30

“A Problemática Indígena no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre: Contribuições Para Reflexões” –14h
Visita à Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre – 15h30
Data: 28/11/212

“100 Anos do SPI – Serviço de Proteção ao Índio” – 9h