governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Sobre o Museu

Fachada do Museu Índia Vanuíre

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, Tupã (SP), foi criado em 1966 por Luiz de Souza Leão no contexto de implantação da rede dos Museus Históricos e Pedagógicos do estado de São Paulo.

Devemos a Luiz de Souza Leão a definição dos dois eixos temáticos do Museu – história local e etnografia. Hoje, após atualização museológica, os eixos se cruzam para problematizar o território onde a instituição se insere, explorar as construções de memórias de seus habitantes, indígenas e não indígenas, e exercer as funções social e educacional nos princípios democráticos e interculturais.

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição local que dialoga com o global, contribuindo com as suas questões específicas e únicas. Ele se realiza por meio das diversas ações curatoriais, com destaque à comunicação por meio de exposições e ações educativas.

O museu está abrigado em edifício próprio construído por seu fundador. Após reforma predial e requalificação museológica, o museu reabriu em 2010 com uma moderna exposição de longa duração que destaca a vocação intercultural do museu e seu papel como promotor do exercício de tolerância.

 

 

Filosofia e Objetivos

Missão

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre tem como missão valorizar, articular e difundir o patrimônio indígena por meio de programas de salvaguarda, comunicação e pesquisa voltados para diferentes segmentos da sociedade, tendo em vista a discussão e reflexão crítica acerca dos valores humanos e da cidadania.

Visão

Tornar-se reconhecido local, regional e nacionalmente como centro de referência em preservação, comunicação e pesquisa etnográfica indígena.

Valores

Objetivos