governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Relações com a Comunidade

Durante todo o ano, o Museu Índia Vanuíre oferece uma programação gratuita com palestras, exposições, cursos, oficinas e eventos culturais, dinamizando o museu e ampliando o atendimento ao público.

Oficinas-para-FamíliasOficinas para Famílias

As famílias de Tupã e da região têm nessas oficinas de finais de semana uma oportunidade de compartilhar momentos divertidos, por meio de atividades lúdicas a serem vivenciadas por todos no espaço do Museu.

 

borda-certa

oficinas-feriasOficinas de Férias

Em janeiro e julho, as crianças de Tupã já têm destino certo para a diversão. No Museu Índia Vanuíre, os pequenos aproveitam esses meses repletos de atividades, entre elas estão: exibição de vídeo, oficinas, gincana e atividade sobre a memória da cidade. As oficinas têm como objetivo proporcionar momento de lazer cultural.

 

borda-certa

indio-museuÍndio no Museu

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à valorização de suas memórias, o Museu Índia Vanuíre estende para além do dia 19 de abril sua atenção para com os indígenas. Durante essa atividade mensal, a instituição promove o diálogo entre um indígena convidado e o público visitante do Museu.

 

borda-certa

em-cartaz
Em Cartaz no Museu

Para que novas gerações reconheçam a contribuição e influência de diversos grupos para a construção da sociedade brasileira, o Museu Índia Vanuíre apresenta e discute um vídeo-documentário.

 

borda-certa

avatar_museufolia_mivMuseu Folia

O Museu Índia Vanuíre, em parceria com a Prefeitura, realiza o Museu Folia durante o Carnaval. É proposta uma noite de diversão ao som de marchinhas que marcaram os carnavais tupãense e executadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro. Além da festa típica, são oferecidas exposições e outras ações temáticas.

 

borda-certa

semana-do-indioSemana do Índio de Tupã

Em homenagem ao Dia do Índio, 19 de abril, o Museu Índia Vanuíre promove a “Semana do Índio de Tupã”. No evento, a instituição oferece programação gratuita para a valorização das culturas indígenas e reflexão sobre a participação indígena na sociedade brasileira. No cronograma de atividades estão oficinas de artesanatos, palestras, exposições, apresentação musical e de dança e feira de artesanato e culinária. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Tupã.

borda-certa

dia-internacional-povos-indigenasDia Internacional dos Povos indígenas

Para comemorar o dia 9 de agosto, o museu prepara todos os anos uma programação especial, a Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. Entre as atividades estão incluídas exposições itinerantes, debates, oficinas, apresentação musical e de dança e feira de artesanato e culinária. A atividade tem como objetivo ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas e aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios das culturas indígenas contemporâneas, principalmente dos habitantes das Terras Indígenas (TI) Vanuíre e Icatu, povos Kaingang, Krenak e Terena.

borda-certa

semana-de-museusSemana de Museus

Todos os anos, no mês de maio, o Museu Índia Vanuíre realiza atividades especiais que integram a programação da Semana de Museus. Promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) a agenda anual propõe um tema para a execução de ações diversificadas em instituições culturais, principalmente, museológicas, para comemorar o Dia Internacional de Museus comemorado em 18 de maio.

 

borda-certa

primavera-de-museusPrimavera de Museus

Com a chegada da primavera, os museus e instituições culturais são convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para prepararem uma programação especial, com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação aos museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus. O Museu Índia Vanuíre sempre prepara uma programação especial para essa situação.

 

borda-certa

museu-cidadaniaMuseu e Cidadania

Todas as quartas-feiras, o Museu Índia Vanuíre recebe o público da Clínica Dom Bosco como estratégia de integração de seus pacientes à sociedade. Essa ação tem como objetivo a inclusão social por meio de atividades educacionais lúdicas desenvolvidas a partir do acervo do museu, explorando temas e situações para a construção do sentimento de pertencimento e o exercício de memórias individuais e coletivas.

 

borda-certa

Avatar_ConscienciaNegra_MIV_150x150pxConsciência Negra

Em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11), o Museu Índia Vanuíre oferece uma programação especial com o objetivo de abordar a importância e a influência do povo negro na formação da sociedade e cultura brasileira. A data marca a morte de Zumbi, líder negro que lutou pela libertação dos escravos.

 

borda-certa

Avatar_EPQIM_MIVEncontro Paulista Questões Indígenas e Museus

Realizado anualmente pelo Museu, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A programação conta com palestras e conferências que propõem o enfrentamento da relação entre os museus e os indígenas, destacando a centralidade das instituições museais no processo de incorporação de novas práticas para a consideração das contribuições das culturas indígenas na formação da identidade brasileira e para tratar os indígenas como produções de saberes a serem respeitados.

borda-certa

Avatar_OlharSentir_MIVO Olhar é o Sentir Pelas Mãos

O projeto é uma ação conjunta sociocultural com o Programa Vida Iluminada da Unimed, com a intenção de incentivar  a inclusão dos deficientes visuais para que estes se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre, de Tupã, promovendo também a convivência da equipe do Museu com o público cego.

borda-certa

Avatar_Aguçando_MIVAguçando as Memórias

O projeto contribui para a inclusão social e cultural do idoso, para que ele seja capaz de alcançar sua potencialidade e saberes ao reviver os bons momentos da vida e assim enxergar tudo de uma maneira mais positiva, trazendo de volta a autoestima através das memórias e da busca afetiva das lembranças.

borda-certa

Avatar_FestivalDança_MIVFestival de Dança e Música Indígena do Estado de São Paulo

A programação faz parte da Semana do Índio de Tupã, é o momento de encontro das etnias que habitam o centro oeste do Estado e uma forma de mostrar e aproximar essas culturas da população não indígena. São mais de 600 indígenas que demonstram, através dos cânticos e danças, seus costumes e constituem importante e significativo objeto de estudo e salvaguarda para a preservação da memória indígena local.

borda-certa