
Tupã
Localizada no oeste do Estado de São Paulo, a cidade foi fundada em 1929, por Luiz de Souza Leão. De origem indígena, o nome Tupã – do Tupi-Guarani, Deus – faz uma homenagem aos nativos locais, os índios, que ainda hoje, habitam reservas na cidade.
Entre os fatores que contaram para o crescimento e o desenvolvimento da cidade, destacam-se o avanço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a qualidades das terras para o cultivo de café e a extração comercial de madeira de lei, além da participação direta dos imigrantes, entre eles as colônias de letos, japoneses, portugueses, italianos, espanhóis, sírios, entre outros.
Com atuais 63.476 habitantes e distante cerca de 450 km da capital de São Paulo, em linha reta, Tupã é hoje o centro político e de referência para a nova Alta Paulista, devido a sua localização e serviços que são prestados nas áreas de segurança, saúde e educação. Atualmente é considerada estância turística.
Fotos Históricas de Tupã
Imagens históricas do início de Tupã. Os primeiros anos na década de 30, os principais marcos do desenvolvimento econômico do município, e aspectos da vida cotidiana.