Pesquisa Desenvolvida com Acervo Osteológico Kaingang

Publicado em: 9 de dezembro de 2016

O acervo osteológico Kaingang existente na Reserva Técnica do Museu Índia Vanuíre está sendo estudado pelos pesquisadores Robson Rodrigues, Daniel Fidalgo, Ricardo Bonfante e Cleso Mendes Junior, da Fundação Araporã. O material foi localizado em uma propriedade rural identificada como sítio Canaan, em Tupã (SP) e doado à instituição em 1969.

O projeto, cujo tema é o “Perfil biológico, paleopatológico e prospecção arqueológica dos remanescentes ósseos humanos Kaingang a partir do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã, São Paulo)”, vem sendo desenvolvido em etapas. A primeira ocorreu em junho/2016 e teve a participação das indígenas Kaingang Dirce Jorge Lipu Pereira, Lucilene de Melo e Susilene Elias de Melo.

A participação das três no processo tem relação com questões espirituais, pois se trata de remanescentes ósseos de seus antepassados. Os itens foram manipulados pelos pesquisadores com todos os equipamentos necessários. Peças como pratos, pontas de flechas e dentes de animais, que fazem parte do ritual de sepultamento, também estão sendo analisadas.

A segunda etapa do projeto ocorreu em agosto/2016, quando o Museu recebeu o retorno das informações coletadas, constatando a existência de possivelmente dois indivíduos entre os remanescentes ósseos. Foi realizado o acondicionamento correto do material de acordo com os resultados da pesquisa, também foram fotografadas todas as peças relativas ao projeto para sua inserção em banco de dados, juntamente com as informações coletadas pelos pesquisadores.

Ainda foi feita uma visita no local de onde foram retirados os remanescentes ósseos. Foi realizada uma vistoria na propriedade à procura de qualquer indício de que pudesse existir mais algum material arqueológico na região. No processo foi encontrado um fragmento de telha, que será analisado pelos pesquisadores.

Na terceira e última etapa foi feita uma reunião entre a equipe do Museu Índia Vanuíre, os pesquisadores e as indígenas envolvidas no projeto. A reunião serviu para que todos tivessem uma devolutiva dos resultados da pesquisa e a apresentação de uma proposta de novos trabalhos para serem desenvolvidos com Museu Índia Vanuíre. A finalização da pesquisa se dará com a entrega do relatório contendo todos os dados levantados acerca do acervo pesquisado.

[nggallery id=118]