Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Pesquisa do Acervo Etnográfico

Publicado em: 22 de março de 2017

            O Museu Índia Vanuíre sempre busca aprimorar as informações a respeito de seu acervo para transmitir ao público (pesquisadores, estudantes, visitantes e interessados) o conteúdo mais fidedigno possível. Tendo essa ideia como direcionamento, são desenvolvidas pesquisas constantes com o acervo.

            Em 2009 foi realizado um arrolamento de todos os materiais sob a guarda da instituição cultural. Durante o trabalho foram levantados os números e informações base sobre cada peça. A partir daí, o trabalho foi em torno de aprofundar as informações, buscando particularidades e detalhes de cada uma delas. Assim, foram feitos diversos estudos com envolvimento de pesquisadores externos como Sonia Dorta e Robson Rodrigues.

            Neste ano (2017), foi iniciada mais uma etapa do trabalho e, dessa vez,  será dado enfoque ao acervo etnográfico. Estão sendo relacionadas os dados existentes no Museu acerca de cada objeto etnográfico, enriquecendo o conteúdo para atualização do banco de dados e facilitar o acesso à informação de futuros pesquisadores, além de envolver a possibilidade de rotatividade do acervo em exposição, uma vez que, para estar em exposição, é necessário que o acervo tenha determinadas informações.

            A pesquisa está sendo realizada pela professora doutora Marília Xavier Cury, museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, auxiliada pelas equipes da Reserva Técnica e do Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista.

            Está sendo feita uma conferência de todo o acervo etnográfico – considerando as várias informações já existentes – e coleta de todos os números relacionados às peças e cruzando com informações dos livros de controle interno da instituição, com dados do arrolamento de 2009 e pesquisas anteriores. Após a junção de todas as informações existentes na instituição, serão feitas as pesquisas em bibliografias específicas e em campo com indígenas que possam contribuir sobre determinadas peças. Também estão sendo organizados diversos tipos de documentações relacionadas aos acervos (recortes de jornais, anotações manuscritas, notas, entre outros).

            Toda pesquisa desenvolvida pelo Museu Índia Vanuíre, além de levantar novas informações para pesquisadores e interessados, também possibilita uma nova gama de opções de atuação com o acervo dentro da instituição e facilita o trabalho da documentação e do equipamento como um todo.

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""