governo sao paulo
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Pesquisas realizadas a partir do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

A Reserva Técnica do Museu Índia Vanuíre busca continuamente atrair pesquisadores e, através destes, complementar as informações do acervo contidas no banco de dados da instituição. Recentemente, a Reserva Técnica recebeu a visita do arqueólogo Francisco Noelli, da Universidade Estadual de Maringá (PR), que está desenvolvendo um projeto de catalogação das cerâmicas Guarani, identificando as peças e buscando uma complementação das informações já coletadas.

Como o Museu é referência em acervo indígena e possui valiosas peças arqueológicas, ele foi inserido na rota de museus do interior pela qual o pesquisador estava desenvolvendo o seu trabalho. Os itens analisados foram duas vasilhas de cerâmica e duas urnas mortuárias. Todas as peças foram encontradas na região e posteriormente doadas ao Museu localizado em Tupã (SP). Foi também solicitado pelo pesquisador fotos dos fragmentos de borda das cerâmicas para futura análise e retorno com novas informações.

A Reserva Técnica auxilia na pesquisa disponibilizando dados do acervo e tem o retorno do pesquisador com novas informações a serem futuramente inseridas no banco de dados do Museu.