Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Plano de Emergência

Publicado em: 9 de junho de 2016

O Museu Índia Vanuíre amplia e atualiza seu Plano de Conservação Preventiva com o Plano de Emergência, Cartilha de Política de Segurança.  O documento institucional descreve os procedimentos para todos os tipos de emergências e fornece informações adicionais para a execução das ações de resgate. Seu principal objetivo é minimizar ou eliminar os danos para as coleções, garantindo a segurança do acervo, da equipe e do público que visita o local.

Para coordenar esse projeto, desenvolvido em várias etapas num período de três meses, o Museu contratou a especialista em conservação Ana Carolina Delgado Vieira, Chefe da Seção Técnica de Conservação do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, destacando-se a realização de treinamento e oficinas.

A proposta já estava estabelecida no Plano de Conservação Preventiva, que teve início em 2008. Na Cartilha de Política de Segurança, um dos principais produtos da ação, foram discutidos vários tópicos como: as responsabilidades da instituição, limites de proteção, a segurança na área externa, do prédio, do acervo e de pessoas, a política pessoal, segurança contra incêndio, plano de emergência e fiscalização e avaliação do programa de segurança.

A ação foi concluída em 20 de maio e os processos se concretizarão com a Cartilha. Em qualquer emergência todos os funcionários estarão aptos para atender a situação.

 

Nas imagens abaixo, vemos a equipe do Museu reunida trabalhando em conjunto com a conservadora Ana Carolina Delgado Vieira. Após revisar os procedimentos do Plano, a equipe está conferindo o kit de emergência que contém materiais de “primeiros socorros” para a estabilização de objetos do acervo, em casos de situações de emergência.

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""