Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

PREVENÇÃO DO ACERVO

Publicado em: 21 de março de 2016

Seguindo a política de acervo e em consonância com sua missão, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire valoriza e cultiva a conservação preventiva de seu acervo. Para melhor conservação e prolongamento da vida dos objetos, foi implantado em toda instituição equipamentos tecnológicos de climatização. O objetivo do sistema de ar condicionado é evitar alterações de temperatura e deterioração das peças, garantindo assim a salvaguarda do patrimônio cultural.

O projeto, que teve início em 2014 e mantem-se em processo de adequação com a responsabilidade de garantir a conservação do material, oferece também bem-estar ao público que busca entretenimento, informação, pesquisa e conhecimento no espaço.

No projeto, foram implantadas três máquinas de climatização e oito aparelhos (datalogger digital) para controlar as variações da temperatura e umidade, eles estão distribuídos em todo o espaço expositivo e na reserva técnica.

A equipe de acervo faz a vistoria periódica, controlando as variações na climatização, descarregando as informações das medições do aparelho em um sistema em que elas são convertidas em um gráfico para analisar as possíveis mudanças, que servirão para a elaborar ação de um relatório técnico para orientar as providências a serem efetuadas.

Por exemplo, os resultados da última leitura apontaram umidade alta, nesse sentido, sendo recomendada e efetuada a instalação de um desumidificador dentro da reserva técnica para abaixar a umidade e atingir a porcentagem correta para a conservação do acervo. A equipe fica atenta e, todos os dias, faz a checagem em todo o acervo e a higienização do aparelho.

 

RESERVA TÉCNICA

Temperatura entre 19 e 21°C;

Umidade em torno de 50%

 

ESPAÇO EXPOSITIVO

Temperatura entre 22 e 24°C;

Umidade em torno de 55%

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""