• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Abril 2020

Vídeo Institucional

Enquanto não é possível visitar o museu presencialmente, você pode acessar o equipamento virtualmente.

Módulos

Vamos conhecer mais sobre os módulos do Museu: Creio em Tupan; Aldeia Indígena Vanuíre; Índios do Brasil – Lanzelotti; Representação Plumária; Representação Tecida e Cesteira.

Série Índios do Brasil

Exibição da série Índios do Brasil para descobrir mais sobre a origem dos nativos e suas tribos, além de compreender a história do Brasil. Episódios exibidos: “Quem São Eles?”; “Quando Deus Visita a Aldeia”; “Uma Outra História”; “Primeiros Contatos”; “Do Outro Lado do Céu”; “Nossas Terras”; “Nossos Direitos”; “Filhos da Terra”; e “Nossas Línguas”.

  • Datas: 2, 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27 e 30/4
  • Local: redes sociais
  • Horário: segunda e quinta-feira
  • Informações: (14) 3491-2333

Oficinas

Oficinas criativas e educativas para a criançada fazer de casa: Revolução de 32 – Soldado; Fantoche Coelho – Especial para Páscoa; Chaveiro: Bule de Café; Boneca Kokeshi; Dobradura: Marca-página; Bilboquê.

Exposição Virtual

De casa você pode conferir exposições virtuais incríveis sobre a cultura indígena: Casamento Krenak Hoje na Aldeia Vanuíre; Diversidade de Povos: Pluralidade Étnica e Cultural na Terra Indígena Vanuíre; O Café e a História de Tupã; A Dança como Representação da Cultura Kaingang na TI Vanuíre; A Dança como Representação da Cultura Krenak na TI Vanuíre; Dança como representação da Cultura Terena na TI Icatu; Dança como Representação da Cultura Guarani-Nhandewa na TI Araribá.

Vídeos Indígenas

Indígenas contam suas histórias e sobre a cultura de suas terras em vídeos: Lidiane Damaceno; Marcinha Moureira; Fabiane Ortega; e Eduardo Duran.

Publicações

As publicações das quatro primeiras edições do Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus e do Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural estão disponíveis no site.

QUIZ

Teste seus conhecimentos sobre as terras indígenas e seus povos: Tópicos do mês: Tupã e o Museu; Jamaxim (Família Karib); Labrete Káapor (Urubu); Tipiti (Yanomámi); Jenipapo; Licocó/Ritxoko; Zarabatana; Cerâmica.

Contação de História: Boneca Russa

As educadoras Valquíria e Tina contam a história da Boneca Russa.

Desafio

O público foi desafiado a incentivar a cultura postando sua melhor foto visitando um Museu e marcando os amigos.

Reserva Técnica – Higienização e Conservação de Fotografia

O Museu Índia Vanuíre possui em seu acervo fotográfico, aproximadamente, 5 mil imagens. Foi apresentado como é feita a conservação preventiva desse patrimônio. Os processos realizados pela profissional são chamados de higienização e adequação. São utilizados materiais e técnicas adequadas para esse tipo de acervo, garantindo, assim, a preservação para as futuras gerações.

Apresentação dos Objetos Indígenas Acessíveis

As educadoras Gabriela e Valquiria mostram como funcionam os objetos de acessibilidade disponibilizados para o público cego.

SEMANA DO ÍNDIO

Abertura

Início da #SemanaDoIndioVirtual e a gerente do Museu Índia Vanuíre Tamimi Borsatto trouxe uma mensagem para o público.

Pesquisa Índia Vanuíre

Dando continuidade às homenagens no Dia do Índio, a pesquisadora Andressa, responsável pelo Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista, conta um pouco sobre um estudo realizado dentro do Museu.

Depoimento sobre a Trilha Kaingang

Os Kaingang da T.I Vanuíre possuem uma trilha que apresentam para seus visitantes. No vídeo, a indígena Kaingang, Dirce Jorge, fala um pouco sobre esse passeio na mata, mostrando a importância da natureza para a cultura do seu povo.

Oficinas

Para os indígenas, os adornos corporais são representações materiais da cultura, que eles utilizam com muito orgulho. As indígenas Aline Damaceno, indígena Krenak da T.I. Vanuíre, Fabiana Damaceno, da T.I. Vanuíre, ensinam a produzir os seus acessórios como, brinco, chaveiro, colar, cocar e pulseira.

Danças

A dança é uma das expressões mais bonitas e simbólicas dos indígenas! Nos vídeos de homenagem são apresentadas as danças Kaingang; Terena (Icatu); Krenak; Guarani; e Terena (Ekeruá).

Dicas de Leitura

Incremente o seu conhecimento com dicas de leitura do Museu Índia Vanuíre, veja as opções: Vocabulário Unificado Português- Krenak (Botocudo), Krenak- Português do século XIX; Lições de Gramática Nhandewa-Guarani, vol. 1; Lições de Gramática Nhandewa-Guarani, vol. 2; Inypyrũ: Narrativa sagrada da criação do mundo

Depoimentos

Confira os depoimentos dos indígenas sobre pintura corporal e arco e flecha.

Visita Virtual

Por meio de vídeo são apresentados dois museus indígenas que estão localizados na região do Oeste Paulista: o Museu Worikg, que fica localizado na Terra indígena Vanuíre, município de Arco-Íris (SP). É um museu formado pelo povo Kaingang para representar a sua cultura; e o Museu Akãm Orãm Krenak, na Terra Indígena Vanuíre, no município de Arco-Íris (SP). O local possui acervos do povo Krenak que vive no estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*