• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Dezembro 2019

Exposição: Línguas Indígenas – Riqueza e Diversidade

A diversidade linguística tem se tornado um importante patrimônio cultural do Brasil e do mundo. A questão da preservação das línguas indígenas deve ser tratada, nas instituições museológicas que atuam junto a esses povos, como algo essencial dentro dos processos desenvolvidos por elas. Os equipamentos, além da função de preservação, aparecem como espaços de difusão e propagação dos idiomas e autoafirmação dos índios. Nesse sentido, o Museu Índia Vanuíre apresenta um panorama com a diversidade das línguas existentes no Brasil.

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

A exposição autonarrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna. Esse projeto ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados vivenciar no passado, como o anonimato e opressão cultural e de toda sua riqueza de conhecimento e saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que, por falta de informação dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento e de várias formas e pré-conceitos.

AÇÕES

Saberes e Fazeres Indígenas

A programação do Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão da memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em dezembro, o convidado é um indígena da etnia Kaingang.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para as famílias. A programação desenvolverá atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de integrar o público ao Museu. Neste mês será confeccionado um enfeite natalino com material de E.V.A., canetas coloridas, glitter e algodão.

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país será apresentado um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para exibição é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”, que conta com trechos do filme “Sertão, Entre os Índios do Brasil Central”, de Genil Vasconcelos, e mostra o primeiro contato de índios Xavantes, da região Centro-Oeste, com não índios, na década de 50. O episódio traz ainda cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil pela aproximação com as frentes de expansão, na década de 70.

Sonhar o Mundo 2019

De 10 a 13/12/2019

Contação de Histórias – Era uma Vez os Direitos Humanos

Contação de histórias para promover a sensibilização e a aprendizagem sobre a cultura de direitos humanos por meio da justiça, da cooperação, da igualdade, da tolerância e da paz.

Palestra: A Cultura e os Direitos Humanos

Palestra ministrada por Nelson Russo de Moraes – Doutor em comunicação e cultura contemporânea e professor da UNESP- Tupã.

Palestra: Direitos Humanos – Impunidade e Injustiça

Palestra ministrada por Airton Souza de Lima – Mestre em Ciências Sociais.

Roda de Conversa com Indígenas seguida de oficina

Roda de conversa com indígenas, moradores da T.I. Vanuíre, que discutirá a temática Cultura como Direito. Após o bate-papo, será realizada uma oficina de confecção de adorno indígena.

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*