• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Fevereiro 2020

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

A exposição autonarrativa Krenak mostra a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna. Esse trabalho ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato e a opressão de sua cultura e de toda sua riqueza de conhecimento e saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que por falta de conhecimento dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento e de várias formas de pré-conceitos.

AÇÕES

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para as famílias. A programação desenvolverá atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de integrar o público ao Museu. A ação deste mês será relacionada ao tema “Carnaval”, com a confecção de adornos carnavalescos.

Saberes e Fazeres Indígenas

A atividade Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e à transmissão da memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em fevereiro, o convidado é um Kaingang, da T.I. Vanuíre. Ele estará disponível para um dia de diálogo com os visitantes para abordar como vivem os indígenas da sua etnia na comunidade localizada em Arco-Íris (SP).

Museu e Cidadania

O Museu recebe o público das residências terapêuticas e da Casa da Criança para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação tem como objetivo a inclusão sociocultural e contará com um Bailinho Carnavalesco. O eventoinclusivo será realizado no auditório com alegorias, adereços e marchinhas carnavalescas de época, além de muita serpentina e confete.

Aguçando as Memórias

O Museu Índia Vanuíre deseja que em 2020, o projeto Aguçando as Memórias continue contribuindo com a inclusão social e cultural do idoso, e seja capaz de alcançar sua potencialidade e saberes, revivendo bons momentos de suas vidas, passando a enxergá-la de uma maneira tolerante e positiva, trazendo de volta sua autoestima por meio das memórias e de uma busca afetiva das lembranças. Neste dia, também será realizado o Bailinho Carnavalesco, um evento inclusivo, que acontecerá no auditório, com alegorias, adereços e marchinhas carnavalescas de época, além de muita serpentina e confete.

Cultura e Questões Indígenas em foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos indígenas para a formação do país será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”. Ainda, serão apresentados trechos do filme “Sertão, Entre os Índios do Brasil Central”, de Genil Vasconcelos, que mostram o primeiro contato de índios Xavantes, da região Centro-Oeste, com não índios, na década de 50. O episódio traz também cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil no contato com as frentes de expansão, na década de 70.

MUSEU FOLIA

Museu Folia na Rua

Entendendo que a música é uma manifestação cultural de expressão, o Museu Índia Vanuíre realiza o Museu Folia na Rua. Será uma noite ao som das marchinhas carnavalescas que marcaram a festa em Tupã. As músicas serão tocadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro.Neste dia, também acontecerá a apresentaçãodo Bloco Abanaê com um espetáculo de dança com influência do Carnaval paulista e de blocos afros da Bahia, como o Olodum, valorizando as raízes da festa Tupãense e promovendo a diversidade. Participarão desse espetáculo músicos com bateria e percussão, ala de passista e membros da corte carnavalesca do município.

Contação de Histórias Carnavalescas

Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo para o desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. Com o objetivo de promover o conhecimento de uma forma dinâmica, será realizada a oficina Contação de Histórias com tema carnavalesco.

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*