governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Janeiro

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização de sua cultura, costumes e língua materna. Este trabalho ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados vivenciar no passado, como o anonimato e opressão de sua cultura e toda sua riqueza de conhecimento e saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que, por falta de conhecimento dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento e de várias formas e pré-conceitos.

Saberes e Fazeres Indígenas

A programação Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e à transmissão de sua memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio.  Em janeiro o convidado é um Terena da T.I. Vanuíre. Ele estará disponível para um dia de diálogo com os visitantes sobre como vivem os indígenas da sua etnia na comunidade localizada em Arco-Íris (SP).

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para famílias. A programação desenvolverá atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração família e museu. Quebra-cabeça com temática da exposição de longa duração.

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país, será exibido um documentário no auditório da instituição seguido de uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para a exibição é o episódio “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”. 

 

FÉRIAS NO MUSEU

Visando a socialização das crianças no período das férias escolares, o Museu Índia Vanuíre realiza, de 08 a 25/1, as Férias no Museu. As atividades propõem muita diversão, criatividade, educação e lazer com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica. As atividades estarão concentradas no período da manhã, das 09h00 às 11h00, porém, o público que tiver interesse em desenvolver as ações na parte da tarde poderá solicitar aos educadores.

 

Oficina de Adorno Indígena

As crianças terão a oportunidade de aprender com um indígena a confeccionar um colar.

Confecção de Aquário

Neste dia, as crianças aprenderão a transformar uma caixa de sapato em um lindo aquário.

Cofre Decorado

As crianças poderão aprender como se faz um cofre com apenas dois objetos: uma lata de leite em pó e E.V.A. Depois de feito, o cofre poderá ser levado para seus lares como lembrança da atividade realizada na instituição.

Massa de Modelar e Gincana Ovo na Colher

As crianças aprenderão a fazer massinha de modelar. No término teremos como parte recreativa a Gincana do Ovo na Colher.

Cine Museu

Sessão de cinema voltada para o público infantil.

Oficina de Kirigami e Origami

Neste dia, as crianças terão a oportunidade de entender o que é origami e kirigami, que são técnicas milenares dos japoneses referentes à arte de dobrar em papel, formando lindos enfeites (origami), e à arte de recortar em papel de seda ou dobradura (kirigami).

Oficina de Artesanato Indígena – Chaveiro em Sementes

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com um indígena Krenak da Terra Indígena Vanuíre e poderão conhecer sobre seus hábitos e costumes. Após a roda de conversa, será iniciada a confecção de um chaveiro indígena.

Contação de Histórias e Confecção de Fantoches

Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo no desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. Com o objetivo de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, será realizada uma oficina de contação de histórias, em que haverá a confecção de fantoches. Com eles serão apresentadas várias histórias, fábulas e lendas.

Passeio Cultural à Varpa

Nesse dia será realizado um passeio até o Distrito de Varpa com o objetivo de conhecer seus pontos culturais, tais como: apiário, orquidário, Fazenda Palma e o museu local, que conta a história dos imigrantes letos, sendo estes uns dos primeiros imigrantes a chegarem ao município e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Confecção de Pipas e Corrida do Saco

A atividade propõe aos participantes a confecção de um brinquedo clássico do imaginário brasileiro: o “papagaio”. A partir da confecção das pipas tradicionais, em papel de seda e em outros suportes, serão discutidos os valores estéticos e simbólicos desse objeto, que pode ser encarado não apenas como brinquedo, mas também como uma produção artística. Em uma época em que todos estão cada vez mais conectados ao mundo digital, a oficina procurará estimular a satisfação de criar seu próprio brinquedo e de valorizar as coisas simples da vida. No término teremos como parte recreativa a a corrida de saco.

Confecção de Estojo e Gincana de Tiro ao Alvo

Confecção de estojo com material reciclável visando à conscientização com relação à sustentabilidade. No término teremos como parte recreativa atividade de tiro ao alvo.

Oficina de Adorno Indígena e Jogos com Buricas

As crianças terão a oportunidade de aprender a confeccionar um artesanato indígena. No término teremos como parte recreativa brincadeiras com buricas.

Pintura Secreta e Corrida da Bandeirinha

A atividade será realizada utilizando folhas de papel sulfite, com desenhos feitos com giz de cera branco, onde as crianças deverão usar a tinta guache colorida para descobrir o desenho feito a giz. No término teremos como parte recreativa corrida de bandeirinhas.

  

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*