• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Janeiro 2020

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna. Esse trabalho ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato e opressão da cultura e da riqueza de conhecimento e de saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que, por falta de conhecimento dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento e de várias formas de pré-conceitos.

Saberes e Fazeres Indígenas

A programação do Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão da memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em janeiro, o convidado é um indígena da etnia Krenak.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para as famílias. A programação desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os participantes como forma de integrar o público ao Museu. A atividade será a confecção de um marca página, com a técnica do Origami, em homenagem à colônia japonesa presente no Módulo “Creio em Tupan”, do espaço expositivo.

Férias no Museu

Visando a socialização das crianças no período das férias escolares, o Museu Índia Vanuíre realiza, de 7 a 31 de janeiro, a atividade Férias no Museu. A programação propõe muita diversão, criatividade, educação e lazer com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica. Estarão concentradas no período da manhã, das 9h às 11h, porém, o público que tiver interesse em desenvolver as ações à tarde poderá solicitar aos educadores. Todas as práticas serão relacionadas à riqueza cultural do Brasil.

Oficina de Artesanato Indígena

As crianças terão a oportunidade de aprender a confeccionar um artesanato indígena.

Oficina de Contação de Histórias

Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo para o desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. Com o objetivo de promover a reflexão e o conhecimento de forma dinâmica será realizada uma oficina de Contação de Histórias, na qual ocorrerá também a confecção de fantoches. Por meio dos materiais, serão apresentadas para as crianças várias histórias, fábulas e lendas.

Oficina de Arte em Mosaico

As crianças aprenderão a confeccionar um porta-retrato em mosaico.

Cine Museu

Sessão de cinema voltada para o público infantil.

“Objetando” – A Arte de Contar Histórias Utilizando Objetos

Por meio deste espetáculo, a Cia Flor de São João pretende levar narrativas para as crianças ao resgatar contos populares e valores culturais de cada região. Ainda, proporcionar momentos de interação e lazer, instigando o hábito de contar e ouvir histórias. Para dinamizar a ação, a mediadora utiliza objetos, dramatização e cantigas populares.

Dia a Dia do Museu: Conservação

Nesse dia as crianças terão a oportunidade de conhecer a Reserva Técnica e o trabalho de conservação realizado no museu. Na atividade irão aprender como é feita a conservação do acervo fotográfico.

Confecção de Aquário

Neste dia, as crianças aprenderão a transformar uma caixa de sapato em um lindo aquário.

Boneco Ecológico

Com meia de nylon, alpiste e material decorativo, as crianças aprenderão a confeccionar um boneco ecológico. Ao final, será realizada uma atividade recreativa: a gincana do Ovo na Colher.

Balangandã e Fantoche de Corda

Com fitas, papel, barbante e muita criatividade, os participantes confeccionarão um brinquedo popular conhecido como Balangandã.

As crianças também terão a oportunidade de produzir fantoches com material reciclável e utilizar a imaginação e a criatividade para contar histórias.

Dia de Brincar

Nesta oficina relembraremos as brincadeiras que já divertiram diversas gerações e que podem ensinar muito as crianças de hoje. Vai ter passa anel, dança da cadeira, amarelinha, bambolê, bolinhas de gude, pião, corda para pular, cabra-cega, dentre outras. Também será realizada a construção do seu próprio brinquedo durante uma oficina de peteca.

Massinha de Modelar

As crianças aprenderão a fazer massinha de modelar.

Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*