• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Julho

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna. Esse projeto ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato e a opressão da cultura e toda sua riqueza de conhecimento e saber.

Saberes e Fazeres Indígenas

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o Museu estende para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em junho, o convidado será um Krenak da T.I. Vanuíre. Ele estará disponível para um dia de diálogo com os visitantes sobre como vivem os índios Krenak da T.I. Vanuíre.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para as famílias. A atividade será em consonância com o Módulo I “Creio em Tupan” com a confecção de um boneco em miniatura representando o fundador Luiz de Souza Leão, com suas vestimentas e objetos utilizados como combatente na Revolução Constitucionalista de 1932.

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país será apresentado um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido para exibição é o episódio “Filhos da Terra”, da série “Índios no Brasil”. Acostumados a retirar tudo o que precisam da floresta, os povos indígenas acostumaram-se desde o nascimento a conviver em harmonia com o meio ambiente. O episódio da série Índios do Brasil mostra a relação íntima entre eles e a natureza, tendo como exemplo os costumes do povo Ashaninka, do Acre, que caça e pesca respeitando um calendário que se baseia nas estações do ano e no ciclo de reprodução dos animais.

Férias no Museu

Período: de 10 a 26/07/2019

Visando a socialização das crianças no período das férias escolares, o Museu Índia Vanuíre realiza, de 10 a 26 de julho, as Férias no Museu. Com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica, as atividades propõem muita diversão, criatividade, educação e lazer. As ações serão concentradas no período da manhã, das 9h às 11h, porém, o público que tiver interesse em desenvolvê-las na parte da tarde poderá solicitar aos educadores.

Oficina de Adorno Indígena

As crianças terão a oportunidade de aprender com um indígena do povo Kaingang a confeccionar um adorno.

Confecção de Boneco Ecológico e Corrida do Ovo

As crianças confeccionarão um boneco ecológico – que será feito de meia de nylon, alpiste e material decorativo. Ao final, será realizada a parte recreativa com a gincana Corrida do Ovo na Colher.

Gincana Caça ao Tesouro e Corrida do Saco

Será realizada uma Caça ao Tesouro. Uma atividade que estimulará os participantes a encontrarem fotos de acervo, que estarão escondidas. Após localizarem as imagens, eles deverão identificar onde está exposto o acervo. O ganhador levará de brinde para casa um artesanato confeccionado por um indígena. Ao final, será realizada a Corrida de Saco.

Confecção de Boneco Soldado

A atividade será em consonância com o Módulo I “Creio em Tupan” com a confecção de um boneco miniatura, que representará soldados que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932.

Chaveiro de Semente

Confecção de um chaveiro feito com sementes. Os participantes poderão levar a peça de lembrança para casa.

Oficina de Artesanato Indígena

As crianças terão a oportunidade de aprender com um indígena Krenak a confeccionar um artesanato.

Confecção de Bonecas Abayomi

Neste dia teremos a oficina de uma Boneca Abayomi – de origem africana. Esses brinquedos são pequenos e feitos de pano e sem costura, apenas com nós ou tranças.

Contação de Histórias e Confecção de Fantoches

Toda história, por mais simples que pareça, transmite, de uma forma criativa e reflexiva algo para o desenvolvimento da criança. Com o objetivo de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, será realizada uma oficina de Contação de Histórias com a confecção de fantoches. Por meio dos materiais produzidos serão apresentadas várias histórias, fábulas e lendas para as crianças.

Confecção de Kokeshi e Carpa

Pela arte de dobrar papel, as crianças aprenderão a confeccionar lindos enfeites, entre eles Kokeshi e Carpa.

Confecção de Porta-retratos

A atividade será a confecção de um porta-retrato de E.V.A.

Oficina de Artesanato Indígena

As crianças terão a oportunidade de aprender com um indígena Terena a confeccionar um artesanato.

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*