governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Julho

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para as famílias. A programação promove atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração entre a família e o Museu. Para este mês, a ação será em consonância com o módulo “Creio em Tupan”, abordando a Revolução Constitucionalista de 1932, lembrada no Estado de São Paulo, no dia 9 de julho.

 Saberes e Fazeres Indígenas

A programação Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e à transmissão de sua memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em julho o convidado é o Kaingang da T.I. Vanuíre. Ele estará disponível para um dia de diálogo com os visitantes sobre como vivem os indígenas da sua etnia na comunidade localizada em Arco-Íris (SP).

EXPOSIÇÕES

 Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa Krenak apresenta a importante presença desse povo no Estado de São Paulo. O povo Krenak da T.I. Vanuíre trabalha há duas décadas com a revitalização de sua cultura, costumes e língua materna de forma construtiva. A cada ano se fortalece e vence barreiras como o anonimato e a opressão de sua cultura e mostra toda a sua riqueza de conhecimento e saber. Na ocasião serão exibidos vitrines, painéis, vídeos e fotos do processo de produção de 28 objetos confeccionados especialmente para a mostra. Entre eles estão lança, arco e flecha, zarabatana, rede de caça, rede de descanso, adornos corporais, manto de penas e  jarreteiras. A curadoria é de Helena Cecílio Damaceno e João Batista da Silva, indígenas que recordam os costumes e ensinam seus conhecimentos para as novas gerações. A coordenação é de Lidiane Damaceno Cotuí Afonso.

Férias no Museu

Visando a socialização das crianças no período das férias escolares, o Museu Índia Vanuíre realiza de 10 à 27/07, as Férias no Museu. As atividades propõem diversão, criatividade, educação e lazer com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica. As ações serão no período da manhã, das 9h00 às 11h00, porém, o público que tiver interesse em participar na parte da tarde poderá solicitar aos educadores. Todas as atividades serão relacionadas à riqueza cultural do Brasil.

Período: de 10 a 27/07/2018

Oficina de Adorno Indígena e Confecção de Bandeirinhas do Brasil e Rússia

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com um indígena Krenak da Terra Indígena Vanuíre. Elas poderão conhecer os hábitos e costumes deles. Após a conversa, será realizada a confecção de um colar indígena. Depois da atividade o setor educativo ajudará os participantes na confecção de bandeirinhas do Brasil e da Rússia em papel de seda e varinhas de bambu para a gincana do dia 11/07.

Oficina de Confecção de Artesanato e Gincana das Bandeirinhas (Parte Recreativa)

Na ocasião as crianças terão a oportunidade de aprender como se faz um cofre com apenas dois objetos: uma lata de leite em pó e papel E.V.A. Depois de pronto, o cofre poderá ser levado para casa como lembrança. No término acontecerá a Gincana das Bandeirinhas entre Brasil e Rússia.  As crianças serão divididas em dois grupos e farão uma corrida de onde sairá o país vencedor.

Oficina de Pintura Corporal Indígena e Gincana do Ovo na Colher

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com uma índia Kaingang da Terra Indígena Vanuíre. Na ocasião, saberão sobre seus hábitos e costumes, além de informações sobre pintura corporal e o material usado no processo. Após o bate-papo será mostrada a pintura corporal. No término será realizada a parte recreativa com a Gincana do Ovo na Colher.

Confecção de Artesanato em Argila

Ministrada por uma artesã da cidade, a atividade vai ensinar as crianças a produzirem peças em argila como porta trecos e canetas.

Oficina de Kirigami e Origami

Durante a atividade as crianças terão a oportunidade de entender o que é Origami e Kirigami. O Origami é uma técnica milenar dos japoneses que consiste em dobrar papéis formando lindos enfeites. O Kirigami é a arte de recortar em papel de seda ou dobradura, mostrando através de recortes a beleza da arte.

Oficina de Artesanato Indígena – Chaveiro em Sementes

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com um indígena Krenak, da Terra Indígena Vanuíre.  Conhecerão sobre seus hábitos e costumes. Após o bate-papo será confeccionado um chaveiro indígena que poderá ser levado como lembrança.

Cine Museu             

Para que as crianças tenham contato com importantes valores morais será apresentado no auditório do Museu Índia Vanuíre um filme com assuntos relevantes à vida social. A garotada ganhará pipoca e paçoca. No término da exibição uma roda de conversa discutirá sobre o filme.

Passeio ao Museu dos Tropeiros

Neste dia, será realizada uma visita ao Museu dos Tropeiros, em Tupã/SP. As crianças terão a oportunidade de conhecer a história do tropeirismo na região.

Oficina de Adorno Corporal Indígena Kaingang e Confecção  de uma Matrioska em Chaveiro

As crianças terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com uma indígena Kaingang, da Terra Indígena Vanuíre, e conhecer seus hábitos e costumes. Após o bate-papo será realizada a confecção de um adorno corporal indígena. Em seguida, será feita, em E.V.A., a figura de uma Matrioska para ser inserida em um chaveiro em homenagem à Copa do Mundo.

Oficina de Grafite

André Prado é coordenador de oficinas culturais e grafiteiro ligado ao movimento Hip Hop há mais de 10 anos. Na ocasião, apresentará e ensinará técnicas básicas de grafite, como traços, contornos e degrades utilizando tintas látex e sprays.

Contação de Histórias e Confecção de Fantoches

Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo para o desenvolvimento da criança de forma criativa e reflexiva.

Com os objetivos de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, será realizada uma oficina de Contação de Histórias. A confecção de fantoches fará parte da ação. Por meio dos materiais, serão apresentadas para as crianças histórias, fábulas e lendas sobre a cultura negra.

Passeio à Fazenda Orgânica

Um passeio à fazenda será realizado com o objetivo de mostrar a natureza as crianças.  No local, elas terão oportunidade de conhecer melhor a vida no campo e como tudo funciona.

 

 

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*