governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Julho

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Rua Coroados, nº 521
Centro – Tupã-SP
Telefone: (14) 3491-2333
contato@museuindiavanuire.org.br
www.museuindiavanuire.org.br

Seja nosso parceiro: www.museuindiavanuire.org.br/apoie

JULHO

AÇÕES

Oficinas para Famílias

Datas: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30/7/2017

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para famílias. A programação desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração a família e o Museu. Para este mês a atividade a ser realizada está em consonância com o módulo “Creio em Tupan”, abordando a Revolução Constitucionalista de 1932, cujo marco é o dia 9 de julho.

Índio no Museu

Data: 7/7/2017

A programação Índio no Museu é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. O convidado do mês é o indígena João Batista, Krenak da T.I Vanuíre, que abordará a relação dos índios com a natureza.

Em Cartaz no Museu

Data: 28/7/2017

O vídeo escolhido para exibição é o desenho da turma do Charlie Brown “Fazendo a Arte”. Charlie Brown e seus amigos têm como lição de casa uma visita ao museu, no entanto, Charlie, Snoop, Beth Pimentinha e Márcia se perdem do grupo e vão parar num supermercado. A experiência vivida pelas crianças no supermercado nos permite refletir sobre o processo de musealização.

Exposição – Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang – de Geração em Geração

Período: até 30/7/2017

A exposição Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang: de Geração em Geração é uma autonarrativa com o intuito promover a tradição, o processo e as técnicas de confecção da cerâmica Kaingang, valorizando o conhecimento e os fazeres dos indígenas mais velhos e sábios. Todos esses aspectos, materiais e imateriais, serão apresentados ao público através de uma exposição bilíngue (Kaingang e português) que contará com objetos, imagens fotográficas e vídeo.

Exposição – O Café e a História de Tupã

Período: até 30/7/2017

Tupã, localizada no espigão do Rio do Peixe e Aguapeí, possuía terras férteis, boas para cafeicultura e isso atraiu imigrantes para iniciarem suas vidas. A exposição temporária O Café e a História de Tupã apresenta ao público informações e registros fotográficos dos primeiros sítios de café e da chegada dos imigrantes que, à medida que a cidade se desenvolvia economicamente, se estabeleceram no comércio local, auxiliando no crescimento da cidade.

Férias no Museu

De 4 a 28/7/2017

 

Visando a socialização das crianças no período das férias escolares, o Museu Índia Vanuíre realiza, de 4 a 28/7, as Férias no Museu. As atividades propõem muita diversão, criatividade, educação e lazer com o objetivo de promover o conhecimento de forma dinâmica. As atividades estarão concentradas no período da manhã, das 9h às 11h, porém, o público que tiver interesse em desenvolver as ações na parte da tarde poderá solicitar aos educadores. Todas as atividades serão relacionadas à riqueza cultural do Brasil e do município de Tupã.

 

Oficinas Sobre o Folclore Brasileiro

Período: de 4 a 7/7/2017

As crianças terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o Folclore Brasileiro através de várias atividades, como apresentações teatrais, cantigas de roda, brincadeiras e lendas.

Oficinas de Artesanatos

Datas: 8, 9, 15, 16, 22 e 23/7/2017

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas de artesanatos para crianças durante a programação Férias no Museu.

Oficinas de Artesanatos

Datas: 11, 12, 13, 18,19, 20, 25 e 27/7/2017

Os  artesãos que ajudam a construir a cultura local vão, através da oralidade e da experiência, ensinar as crianças a confeccionarem diversos tipos de objetos que trazem valores históricos e culturais.

Passeio Cultural

Datas: 14, 21 e 28/7/2017

Durante três sextas-feiras de julho, as crianças que participarem das Férias no Museu terão a oportunidade de conhecer instituições culturais que cercam a cidade de Tupã e o Museu Índia Vanuíre, como o distrito de Varpa, a Terra Indígena Vanuíre e a Fazenda Planeta Verde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*