• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Março

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa do povo Krenak que busca mostrar a presença dele no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, dos costumes e da língua materna. Esse projeto ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece por vencer as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados vivenciar no passado, como o anonimato e a opressão cultural da sua riqueza de conhecimento e de saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que, por falta de conhecimento dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento de várias formas e pré-conceitos.

Saberes e Fazeres Indígenas

Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o Museu estende para além do dia 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em março, o convidado será um Krenak da T.I. Vanuíre. Ele estará disponível para um dia de diálogo com os visitantes sobre como vivem os índios Krenak da T.I. Vanuíre.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para famílias. A programação desenvolverá atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma integrá-los ao museu por meio da confecção de adornos carnavalescos temáticos, como máscaras.

O Olhar é o Sentir pelas Mãos

O projeto “O olhar é o sentir pelas mãos” é uma parceria sociocultural com o Programa Vida Iluminada – UNIMED que tem a intenção de promover a inclusão dos deficientes visuais para que eles se tornem frequentadores do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre de Tupã. Ainda, a ideia é incentivar a convivência da equipe com o público cego, despertando momentos de aprendizado e reflexões para a vida cotidiana. A atividade será uma roda de conversa para avaliar os trabalhos artísticos desenvolvidos pelos deficientes durante o ano de 2018 a fim de verificar possíveis mudanças, caso haja necessidade. No segundo encontro, será realizada uma palestra com a Gerente do Museu, Tamimi Borsatto, que abordará a cultura árabe correlacionada ao Módulo I “Creio em Tupan” e na oportunidade será feita uma Oficina de Culinária típica.

Aguçando as Memórias

O Museu Índia Vanuíre deseja que, durante 2019, o projeto Aguçando as Memórias continue contribuindo com a inclusão social e cultural do idoso e seja capaz de alcançar toda a sua capacidade, potencialidade e saberes. Além de reviver bons momentos de suas vidas, passando a vivenciá-las de uma maneira tolerante e positiva, trazendo de volta sua autoestima por meio das memórias e de uma busca afetiva das lembranças. No primeiro encontro, será feita a recepção de boas-vindas com a exibição de um vídeo motivacional e uma dinâmica reflexiva sobre memória e juventude. Na segunda reunião, os participantes confeccionarão cadernos de desenhos para registro das atividades.

Museu e Cidadania

O Museu recebe o público das Residências Terapêuticas de Tupã para explorar conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação tem como objetivo a inclusão sociocultural e celebrar o “Dia da Menina”, comemorado pelas colônias japonesas em março. A atividade a ser realizada será uma contação de história japonesa e a produção de um enfeite da cultura, ressaltando o Módulo I “Creio em Tupan” com a vitrina dos imigrantes japoneses.

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país será apresentado um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo escolhido é o “Primeiros Contatos”, da série “Índios no Brasil”. O episódio traz cenas do filme “Guerra de Pacificação na Amazônia”, de Yves Billion, e aborda os impactos sofridos pelos índios do noroeste do Brasil pelo contato com as frentes de expansão, na década de 70.

Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*