governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Outubro

Saberes e Fazeres Indígenas

A programação Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. A convidada do mês é a indígena Dirce Jorge, Kaingang da T.I. Vanuíre, para troca de conhecimentos e experiências com o público.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Índia Vanuíre realiza oficinas culturais para famílias. A programação desenvolve atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de uma maior integração entre a família e o Museu. Pensando no Dia das Crianças e na sustentabilidade, será desenvolvida uma oficina de “cofrinho” feito com pote de sorvete.

Palestra Outubro Rosa

Dia 09 de outubro, algumas mulheres que lutam contra o câncer, convidadas pelo Museu, ministrarão uma palestra de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. A ação será direcionada a um grupo de mulheres da terceira idade e será realizada no auditório do Museu.

Aguçando as Memórias

O projeto Aguçando as Memórias contribui com a inclusão social e cultural do idoso, para que ele tenha recursos de alcançar sua capacidade e potencialidade, valorizando seus saberes e revivendo bons momentos de suas vidas, buscando, dessa forma, enxergar a vida de uma maneira tolerante e positiva e trazendo de volta sua autoestima, por meio das memórias e da busca afetiva das lembranças. No primeiro encontro eles darão início aos recortes retratando o momento do casamento, bordando na juta suas lembranças, experiências e histórias referentes a essa etapa de vida. No segundo encontro eles finalizarão as peças, exteriorizando suas memórias.

Museu e Cidadania

O Museu Índia Vanuíre recebe os moradores das Residências Terapêuticas de Tupã para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação tem como objetivo a inclusão sociocultural. A atividade do primeiro encontro será a “Pintura de Sopro”. Na técnica é utilizado um canudo para assoprar a tinta no papel, formando assim um desenho. Em outro momento, será realizada a atividade da “Pintura Secreta”, feita com giz de cera branco em uma folha, revelada pelo uso do guache.

O Olhar é o Sentir Pelas Mãos

O projeto O Olhar é o Sentir Pelas Mãos é uma ação sociocultural com Programa Vida Iluminada – Unimed, com a intenção de promover a inclusão dos deficientes visuais para que eles se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre de Tupã. A programação também promove a convivência da equipe com o público cego, despertando nos envolvidos momentos de aprendizado e reflexões.  Os participantes deverão realizar a pintura de seus fantoches, confeccionados em jornal.

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país, será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa. O vídeo selecionado para o mês é o “Centenário da Aldeia Vanuíre: Minha Aldeia, Meu Lugar”, que exibe depoimentos de moradores da terra indígena sobre suas memórias, experiências, herança cultural e organização social. A ação contará com a presença de um indígena, morador de Vanuíre.

EXPOSIÇÕES

Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. O povo Krenak da T.I. Vanuíre desenvolve, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização de sua cultura, costumes e língua materna, este trabalho ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece e vence as barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a viver, vivência de anonimato e opressão de sua cultura e toda sua riqueza de conhecimento e saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que, por falta de conhecimento dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento e de várias formas e pré-conceitos.

Semana da Criança e Dia da Cidade

De 09 a 14/10/2018

No mês de outubro (12), em comemoração ao Dia das Crianças e aos 89 anos de Tupã, o Museu Índia Vanuíre desenvolverá uma programação especial.

Em Cartaz no Museu: a História de Tupã

Será exibido, no auditório da instituição, um vídeo sobre a história de Tupã e sua pluralidade cultural. O vídeo tem a proposta de valorizar os momentos históricos do município, além de homenagear os imigrantes e pioneiros que atuaram na formação e desenvolvimento da cidade.

Visita Educativa

Visando destacar o município de Tupã como um lugar de diversas culturas, a equipe de educadores do Museu realizará visitas educativas seguidas por jogos temáticos. O objetivo da ação é estimular o público a refletir sobre a história da cidade.

Oficina: Confecção de Maletas Decoradas

Com o objetivo de celebrar o Dia das Crianças, o Museu oferecerá ao público infantil uma oficina de confecção de maletas decoradas. Durante a ação, a criança poderá desenvolver sua criatividade brincando.

 

 

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*