• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Programação Outubro

Exposição: Ató Jagí Burum Krenak – Tecendo Saberes do Povo Krenak

Exposição autonarrativa Krenak busca mostrar a presença desse povo no Estado de São Paulo. Os Krenak da T.I. Vanuíre desenvolvem, há mais de duas décadas, um trabalho de revitalização da cultura, costumes e língua materna. Esse processo ocorre de forma construtiva e a cada ano se fortalece ao vencer barreiras que os mais velhos da etnia foram obrigados a vivenciar no passado, como o anonimato e opressão de toda a riqueza de conhecimento e saber. Algo que enriquece e enaltece a muitos, mas que, por falta de conhecimento dos não indígenas, acaba sendo resultado de julgamento e de vários pré-conceitos.

Oficina de Culinária Indígena – Hihi

A oficina, que integra a programação da SP Gastronomia, será realizada pela indígena Deolinda Pedro, moradora da T.I. Icatu (Braúna/SP), filha de Kaingang e Terena. Ela participa da manutenção da cultura indígena por meio da transmissão de saberes para as novas gerações, e apresentará ao público um dos pratos tradicionais da culinária Terena – povo presente no estado de São Paulo desde o início do século XX: o tradicional Hihi é feito à base de mandioca e folha de bananeira.

Saberes e Fazeres Indígenas

A programação do Saberes e Fazeres Indígenas é uma resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país no que diz respeito à preservação e transmissão da memória, estendendo para além de 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em outubro, a convidada é a dona Deolinda, filha de Terena e Kaingang, que falará sobre as duas etnias.

Família no Museu

Aos sábados e domingos, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para as famílias. A programação desenvolverá atividades lúdicas e reflexivas com os participantes, como forma de integrar o público com o Museu.

Para este mês, em comemoração ao Dia da Criança, será desenvolvida uma ação em lápis grafite.

Museu e Cidadania

O Museu recebe o público deficiente para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação tem como objetivo a inclusão sociocultural. Em outubro, serão comemoradas duas datas importantes: Dia das Crianças e o aniversário de Tupã, que completa 90 anos.

Para celebrar será elaborada uma roda de conversa sobre a história da cidade e uma oficina para a produção de um lindo chaveiro representando Tupã.

No segundo encontro, em comemoração ao Dia das Crianças, os participantes confeccionarão uma linda maleta com material reciclável. Eles poderão usar a criatividade para decorar e aprender mais sobre economia e o gasto consciente.

Aguçando as Memórias

O projeto Aguçando as Memórias contribui com a inclusão social e cultural do idoso, sendo esse capaz de alcançar sua capacidade, potencialidade e saberes, revivendo bons momentos de suas vidas. O grupo fará neste mês, no primeiro encontro, a pesquisa e a criação sobre a árvore genealógica de cada integrante. Na segunda atividade, os participantes farão uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre os indivíduos, trazendo seus nomes e datas importantes, além de fotos.

Cultura e Questões indígenas em foco

Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação do país, será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo selecionado é “Quem São Eles?”, da série Índios do Brasil. No episódio, pessoas de diferentes faixas etárias e das mais diferentes localidades do Brasil apresentam estereótipos e ideias pré-concebidas sobre as comunidades indígenas.

O Olhar é o Sentir pelas Mãos

O projeto “O olhar é o sentir pelas mãos” é uma ação conjunta sociocultural junto ao Programa Vida Iluminada – UNIMED, com a intenção de promover a inclusão dos deficientes visuais para que estes se tornem frequentadores do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em Tupã, além de integrar a equipe do espaço com o público cego, despertando nos envolvidos momentos de aprendizado e reflexões para a vida no cotidiano.

Para outubro, o encontro será um bate-papo com um imigrante espanhol, que apresentará um pouco da sua cultura. Após a atividade, será realizada uma oficina de culinária espanhola abordando o grão-de-bico, alimento típico para que os participantes possam conhecer e degustar instigando e aguçando o paladar.

Semana da Criança e Dia da Cidade

De 09 a 11/10/2019

Em outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, e aos 90 anos de Tupã, o Museu Índia Vanuíre desenvolverá uma programação especial.

Em Cartaz no Museu: a História de Tupã

Será exibido, no auditório da instituição, um vídeo sobre a história de Tupã e sua pluralidade cultural. O vídeo tem a proposta de valorizar os momentos históricos do município, além de homenagear os imigrantes e pioneiros que atuaram na formação e desenvolvimento da cidade.

Oficina: Contação de Histórias

Toda narrativa por mais simples que pareça transmite, de forma criativa e reflexiva, algo a mais no desenvolvimento da criança. Sendo assim, Flokinho no Mundo da imaginação estará no museu para contar às crianças histórias divertidas.

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*