Ir para o Conteúdo
  • aplique contraste

Semana do Folclore agita programação virtual do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 24 de agosto de 2020

Até 29 de agosto, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza a Semana do Folclore pelas redes sociais. A agenda do evento celebrará o conjunto de manifestações culturais brasileiras por meio de atividades lúdicas e educativas.

Nesta segunda-feira (24) tem exibição do vídeo “Vem que eu te conto um conto”. Os educadores Fernando, Tina e Valquíria narram a lenda do Saci Pererê e explicam a origem desse lendário personagem. Além disso, no mesmo dia, será apresentado o vídeo do projeto Museu Jovem, que é promovido para o público em vulnerabilidade social. A gravação mostra o resultado dos encontros virtuais, nos quais os participantes aprenderam conteúdos novos relacionados ao folclore. 

Quem tiver aptidões manuais ou quiser desenvolvê-las pode assistir à oficina de fantoche desta terça-feira (25). O educador Fernando ensinará a confeccionar um fantoche de papel do Curupira. Um brinquedo simples e muito divertido para a criançada explorar a imaginação. Em outro vídeo será possível conferir as atividades promovidas com pessoas deficientes durante a programação on-line do Museu e Cidadania, programa destinado à inclusão sociocultural desse público.

Quarta-feira (26) será para assistir aos depoimentos dos participantes da terceira idade do projeto “Aguçando as Memórias” sobre a importância de transmitir o folclore para as próximas gerações e, ainda, escutar uma fábula narrada por uma das integrantes.

Para conhecer algumas curiosidades sobre as lendas e contos nacionais que visam despertar interesse e reflexão, e participar do desafio do trava-línguas, outro importante elemento da cultura folclórica, basta acompanhar as redes sociais na quinta e sexta-feira (27 e 28).

Antigas brincadeiras infantis encerram a programação da Semana do Folclore no sábado (29). As educadoras Gabriela e Lilian ensinam como reproduzir, em casa, os divertidos jogos do Seu Lobo e da Cinco Marias.

Todas as atividades serão postadas nas redes sociais do Museu Índia Vanuíre: Facebook, Instagram e Twitter (@museuindiavanuire) e, também, no site especial www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br


Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243/9-9240-5718

Davi Franzon – (11) 9-3411-6428

imprensaculturasp@sp.gov.br

régua de logos, com a logo da acam portinari, museu índia vanuíre, cultsp e governo do estado de são paulo

Todos os direitos reservados. © Museu Índia Vanuíre 2020.
string(0) ""