Tupã terá feira de artesanato e gastronomia indígena na próxima semana

Publicado em: 6 de agosto de 2012

Exposta na Praça da Bandeira, nos dias 10 e 11 de agosto, a feira apresentará artesanatos e pratos típicos da culinária indígena produzidos pelos índios da T.I. Vanuíre e Icatu

Para celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/8),  o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, realiza uma feira de artesanato e gastronomia indígena nos dias 10 e 11 de agosto, das 16h às 22h, na Praça da Bandeira em Tupã. Durante o evento, também poderá ser vista uma exposição feita em parceria com a Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre.

No local estarão à disposição do público artigos criados pelos índios das Terras Indígenas (T.I.) Vanuíre e Icatu. São ocas em miniatura, colares, adornos de cabelo, arco e flecha e zarabatanas, além de pratos típicos dessas culturas, entre eles obeiju feito da farinha de mandioca e recheado com diversos itens, como banana, carne moída, doce de abóbora e batata doce, e peixe. Outras iguarias que podem ser degustadas pelos participantes são peixe assado na folha de bananeira, mingau e chá de amendoim. Os preços das comidas variam entre um real (mingau de mandioca) e cinco reais (beiju com peixe e peixe cozido com banana verde).

A feira faz parte da Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, realizada pelo museu de 8 a 11 de agosto. Entre as atividades da programação estão incluídas ainda exposição temática sobre como a cultura alimentar é transmitida para as novas gerações na Escola Indígena Índia Vanuíre, debates no estilo mesa redonda e oficinas com pesquisadores renomados e visita à T.I. Vanuíre.

No dia (11/8), durante a feira, às 15h, o projeto KainKre realiza apresentação de cânticos tradicionais Kaingang e Krenak sob a orientação da professora indígena Lidiane Damaceno, na praça da Bandeira.

Serviço:

Feira de Artesanato e Culinária Indígena
Local:
 Praça da Bandeira, nº 800, Tupã/SP
Informações: (14) 3491-2333 ou www.museuindiavanuire.org.br
Entrada: gratuita

Obs. Os valores dos pratos variam entre R$ 1,00 e R$ 5, 00

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823